Portal IFNMG - IFNMG começa 2011 com novo portal Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 12 de Janeiro de 2011, 17h12 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2011, 14h52

Fotografia do portal

A partir desta quarta-feira, dia 12, o IFNMG está com novo portal na internet. Isso não signifca apenas uma mudança de layout, mas de todo o conceito do que será apresentado ao internauta. A partir de agora, todas as unidades do Instituto estarão integradas por meio de um único ambiente. Na base dessa proposta está o objetivo de apresentar o Instituto como uma institiuição única, com uniformidade de nomenclaturas e de identidade visual.

O visitante vai navegar entre os sete campi e a Reitoria sem sair do portal, ao contrário do que aconteceia anteriormente. Além disso, estando em qualquer das seções do portal, será possível acessar informações que dizem respeito a todo o IFNMG, a exemplo do que está apresentado na barra de menus horizontal, na parte superior da página. A migração do conteúdo dos campi para o novo formato vai acontecer de forma gradativa nos próximos dias.

O novo portal traz também mudanças no layout, na organização dos conteúdos, no espaço dedicado às notícias sobre a Instituição, tudo com a intenção de dar mais clareza e dinamismo. Mudanças pensadas para facilitar o acesso dos públicos externos e também internos – alunos e servidores. Estes últimos, por exemplo, terão acesso a vários sistemas que utilizam no dia-a-dia do trabalho por meio do portal.

Trabalho de equipe

Fruto de um trabalho de equipe, o portal do IFNMG está sendo planejado e executado desde outubro de 2010, quando foi instituída a Comissão de desenvolvimento do Portal Eletrônico Institucional. Integram a comissão servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação, Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração da Reitoria.

As exigências legais aplicáveis a portais de instituições públicas e de ensino, especificamente, e a acessibilidade estão entre as preocupações do grupo, cujo trabalho não se esgota com o lançamento do portal.

Segundo o presidente da comissão, o coordenador de gestão de Tecnologia da Informação Christopher Morandi Mota, tão logo o conteúdo de todos os campi esteja disponível no novo formato, os representantes de Tecnologia da Informação, Comunicação e Colaboração Institucional de cada unidade serão acionados. Eles vão participar do processo de adequação e atualização de suas respectivas seções no portal.

Fotografia do portal