Portal IFNMG - Projeto do IFNMG é contemplado com recursos para inclusão digital Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2011, 18h35 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2011, 18h35

Um projeto de extensão do IFNMG-Campus Januária foi um dos contemplados pela Chamada Pública nº 01/2011 do Ministério das Comunicações e da Secretaria-Geral da Presidência da República, de apoio à capacitação no uso das tecnologias da informação e comunicação para a juventude rural. Intitulado “Inclusão digital dos jovens agricultores familiares da Comunidade Quilombola de Palmeirinha (Pedras de Maria da Cruz-MG)”, o projeto foi aprovado dentro da linha temática de Tecnologias da Informação e Comunicação direcionadas à Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar.

O projeto vai receber recursos financeiros para promover a capacitação de jovens entre 15 e 29 anos para o uso do computador e da internet, como forma de integração social e potencialização das suas capacidades na agricultura familiar. O objetivo é atender, diretamente, 120 jovens e, consequentemente, toda a  Comunidade Quilombola de Palmeirinha, localizada a nove quilômetros da sede do município de Pedras de Maria da Cruz. Trata-se de uma comunidade de baixa renda, cuja principal atividade é a agricultura familiar.

O professor Hélder Seixas Lima é o coordenador do projeto. Também integram a equipe os professores Idemar Magalhães dos Passos, Maria Alice Leite e Valkennedy de Moura Castro.

Chamada pública

A chamada pública em questão foi aberta para selecionar propostas às quais será destinado o  montante de R$ 10 milhões. Todas as propostas inscritas deveriam partir de institutos ou universidades federais, na forma de projetos de extensão, tendo como público-alvo a juventude das áreas rurais, em assentamentos de reforma agrária e povos ou comunidades tradicionais. Os recursos destinados aos projetos selecionados -  entre R$ 100 mil e R$ 200 mil - deverão ser repassados ainda este ano.