Portal IFNMG - Campus Araçuaí também terá Mulheres Mil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2011, 20h08 | Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2011, 20h10


Banner mulheres mil


O Campus Araçuaí também fará parte do programa Mulheres Mil, do governo federal, voltado para a profissionalização e complementação de estudos de mulheres. A nota técnica que inclui o Campus no programa, em substituição a outra unidade da Rede Federal que desistiu da adesão à chamada pública lançada em agosto deste ano, foi encaminhada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) no dia 11 de novembro.


Agora, três campi do IFNMG integram o programa, já que Almenara e Salinas também haviam sido contemplados pela chamada pública. O Campus Almenara acaba de selecionar alunas para quatro cursos de qualificação profissonal do Mulheres Mil - Artesanato, Cuidador de Idoso/Infantil, Fabricação de Produtos de Limpeza e Hortifruti. Foram 267 inscrições para 100 vagas – sendo 25 para cada curso. Em breve, o Campus Salinas também vai abrir inscrições para seus cursos de qualificação de mulheres.


Os três campi do IFNMG têm a missão de contribuir para o atingimento das metas do programa Mulheres Mil para 2011: criação de 100 novos núcleos, efetivação da matrícula de 10 mil mulheres e transferência de R$ 10 milhões, por meio de Termo de Cooperação, sendo R$ 100 mil para cada campus que aderir à convocação.


“O programa Mulheres Mil está estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, possibilitará a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na busca de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades nas regiões onde o IFNMG está presente”, destaca o gestor do programa na Reitoria do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira.


Outros campi do IFNMG poderão candidatar-se a fazer parte do programa na próxima etapa, com chamada pública prevista para o início de 2012.


O programa

O  Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, por meio do qual mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso a educação profissional, emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Ele foi instituído pela Portaria do MEC nº 1.015, do dia 21 julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho, seção 1, página 38.


O programa foi implantado inicialmente como projeto-piloto em 13 estados das regiões Norte e Nordeste do país, por meio de uma parceria com colleges canadenses, em 2007. Desde então, cerca de 1,2 mil mulheres foram beneficiadas com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos.


Mais informações na página eletrônica do programa.


(Com informações do portal do MEC)

Fim do conteúdo da página