Portal IFNMG - IFNMG participa do encontro regional Sudeste de ações inclusivas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2011, 18h00 | Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2011, 18h00

Logo NAPNE IFNMG

Os Campi Arinos, Almenara, Januária, Montes Claros e Pirapora, além da Reitoria do IFNMG, enviaram representante ao I Encontro Regional Sudeste de Ações Inclusivas, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo discutir os documentos que tratam da educação inclusiva na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) elaborados nos estados da região Sudeste do Brasil e, com base neles, foi formulada a Carta do Rio de Janeiro, que será encaminhada para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Durante o evento regional, os representantes do IFNMG participaram da comissão que discutiu os pontos comuns e distintos dos documentos estaduais, levantando os seguintes temas: implementação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes), formação profissional, dificuldades dos Napnes, tecnologia assistiva, sala de recursos multifuncionais, desenho universal e banco de recursos humanos acessível.

Encontro nacional

No evento do Rio de Janeiro, foram eleitos os representantes do IFNMG para o encontro nacional de Napne, que acontecerá entre 22 e 24 de novembro deste ano, em Brasília. Seguirão para o encontro a assessora de Ações Inclusivas da Reitoria, Aline Silvânia Ferreira dos Santos, e a coordenadora do Napne Campus Almenara, Rosélia Rodrigues dos Santos. Nesse evento serão condensados os documentos das cinco regiões do país e elaborada a política pública orientadora da educação inclusiva nas instituições
da Rede Federal de EPT.

Conheça mais sobre ações inclusivas:

- Tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou
mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida
e inclusão social. Ex: cadeira de rodas, auxilia na mobilidade da pessoa com deficiência física; software leitor de tela, auxilia as pessoas cegas a usarem o computador; teclado colmeia, auxilia a pessoa sem ou com pouca coordenação motora a usar o computador; lupa, auxilia a pessoa com baixa visão a realizar leituras.

- Sala de recursos multifuncionais
é o espaço da instituição de ensino onde há todos os tipos de equipamentos e ferramentas pedagógicas necessárias para o atendimento educacional especializado ao estudante com necessidades específicas. Esse trabalho é feito pelo professor de Atendimento

Educacional Especializado (AEE). As salas são montadas com recursos do Ministério da Educação e a previsão é que elas estejam em funcionamento na Rede Federal de EPT em 2012.

- Desenho universal:
terminologia originária do desenho acessível, ou seja, livre de barreiras para dar acessibilidade às pessoas com deficiência. Nessa perspectiva, todas as pessoas têm acesso a qualquer ambiente sem transtornos ou constrangimentos, ocorrência comum quando se trata da

acessibilidade arquitetônica.

- Banco de recursos humanos acessível
(BRH): cadastra estudantes com deficiência egressos da Rede Federal de EPT e também  empresas com vagas disponíveis. Assim, tanto a pessoa com deficiência pode fazer a busca pela empresa que se encaixa no seu perfil profissional, quanto a empresa pode realizar essa busca. O banco entrou em funcionamento em março de 2011 e é coordenado, atualmente, pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

(Fonte: Assessoria de Ações Inclusivas / IFNMG-Reitoria)