Portal IFNMG - Projeto do IFNMG recebe menção honrosa em evento da Fapemig Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 13h46 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2011, 18h21

Gustavo recebeu menção honrosa por trabalho sobre plantas daninhas na cultura do girassolO presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o estudante Gustavo da Silva, o presidente do Conselho Curador da Fapemig, João Francisco de Abreu, e o reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata

Um projeto de pesquisa desenvolvido no IFNMG recebeu menção honrosa durante o III Seminário Estadual de Iniciação Científica, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nos dias 29 e 30 de setembro, em Belo Horizonte.  Intitulada “Influência dos períodos de convivência ou de controle de plantas daninhas sobre produtividade da cultura do girassol em sistema de plantio direto”, a pesquisa foi realizada em 2010 pelo então aluno do curso técnico em Agropecuária do Campus Januária Gustavo Henrique da Silva. Como bolsista de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr/Fapemig), Gustavo desenvolveu o trabalho sob orientação do professor Leonardo Ângelo de Aquino, atualmente na Universidade Federal de Viçosa.

Outro projeto do IFNMG-Campus Januária que integrou a mostra de trabalhos do seminário é de autoria do acadêmico de Agronomia Heider Rodrigo Ferreira Silva, bolsista de Iniciação Científica (Pibic/Fapemig). A pesquisa “Efeito residual do fósforo aplicado no algodoeiro sobre a cultura do girassol em sucessão” também foi desenvolvida sob orientação do professor Leonardo Aquino, no ano de 2010.

Presente no evento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFNMG, professor Charles Bernardo Buteri, parabenizou os alunos do Instituto, o orientador e o Campus pela participação e pela distinção recebida. “Essa é a prova de que nossos alunos são capazes, que nossos pesquisadores são qualificados  e que a pesquisa realizada pelo IFNMG está no caminho certo.” Também esteve presente no seminário o coordenador de bolsas do Campus Januária, professor Marcelo Geraldo de Morais Silva.

Cerca de quatrocentos alunos do ensino médio e universitários de 71 instituições de ensino de Minas Gerais, todos bolsistas de iniciação científica da Fapemig, participaram do seminário, que teve como objetivo incentivar a vocação científica de estudantes mineiros. Além da mostra de trabalhos dos jovens cientistas, o evento contou com palestras, mesa-redonda e debates.

Apoio a jovens pesquisadores
O III Seminário Estadual de Iniciação Científica é parte da programação comemorativa de 25 anos da Fapemig. A Fundação é a única agência de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Estado. Hoje, ela é também uma das principais agências de fomento do país. Com orçamento que ultrapassa os R$ 280 milhões, seus recursos são investidos no financiamento de projetos, concessão de bolsas, intercâmbio de pesquisadores, divulgação científica, interação com empresas, entre outros.

O apoio à iniciação científica faz parte das atividades da Fapemig. Só em 2010 a Fundação destinou mais de R$ 13 milhões à iniciativa. A modalidade Iniciação Científica Júnior (Bic-Jr) - destinada aos alunos de ensino médio - em parceria com o CNPq, concedeu, só o ano passado, 1.273 cotas de bolsas (450 CNPq e 823 Fapemig). Essa iniciativa é baseada no sucesso da iniciação científica em nível da graduação (PiBic), que tem demonstrado, ao longo dos anos, ser uma das atividades responsáveis pela melhoria dos cursos de graduação e a melhor forma de gerar quadros para a pós-graduação no País, reduzindo o tempo de formação de pesquisadores. Na modalidade iniciação científica na graduação, em 2010, a Fapemig concedeu 3.064 cotas a 71 instituições mineiras.

Atualmente no IFNMG, 40 alunos são bolsistas da Fapemig, 20 na modalidade Pibic e 20 Pibic-Jr. Para o pró-reitor Charles Buteri, as bolsas são um importante incentivo para a iniciação científica dos alunos do Instituto, para que despertem bem cedo vocação para a pesquisa. “A pesquisa é um dos caminhos para ajudar o Brasil a responder aos grandes desafios que devem ser superados em prol de uma melhor qualidade de vida”, aposta o pró-reitor.

Os professores Marcelo e André (IFSudeste), os estudantes Heider e Gustavo e o pró-reitor Charles

Com informações do site da Fapemig (www.fapemig.br)