Portal IFNMG - Doze servidores participarão de encontro estadual de NAPNEs Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2011, 09h53 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2011, 09h54

Logomarca dos NAPNEs do Instituto foi escolhida por meio de concurso realizados nos campi

Doze servidores do IFNMG, dos campi e da Reitoria, participarão, entre os dias 5 e 7 de outubro, do 2º Encontro Estadual de NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) de Minas Gerais e 1º Fórum Estadual de Educação Inclusivas. O evento acontece no Campus Ouro Preto do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

A assessora de ações inclusivas da Reitoria, Aline Silvânia Ferreira dos Santos , explica que, durante o encontro, o Instituto terá a responsabilidade de coordenar um dos grupos de trabalho, que tratará dos seguintes temas: Formação de profissionais da educação em educação inclusiva, Capacitação aos membros dos NAPNEs e assessorias de ações inclusivas, Adaptação curricular, diversidade e aprendizagem e Acesso, permanência e saída com sucesso de pessoas com necessidades específicas. Todos os institutos federais de Minas Gerais e o CEFET-MG, além do Instituto Bejamin Constant e do Instituto Nacional de Educação para Surdos, ambos do Rio de Janeiro, participarão desse grupo de trabalho.

Além dos temas propostos para esse grupo, vários outros assuntos relacionados à inclusão serão discutidos nesse evento e também no encontro regional de NAPNEs previsto para acontecer em 26 e 27 deste mês, no Rio de Janeiro, também com a presença do IFNMG. O objetivo dos encontros será construir, coletivamente, um documento orientador das ações da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, para a Rede Federal. As deliberações propostas serão utilizadas na elaboração do documento final, durante o encontro nacional de NAPNEs, a ser realizado em Brasília, em novembro deste ano.

Ações no IFNMG

O I Encontro Estadual de NAPNEs de Minas Gerais aconteceu no ano passado, no IFNMG-Campus Salinas, primeira unidade do Instituto a implantar o NAPNE. Também em 2010, o Campus Arinos promovou seu I Fórum de Educação Inclusiva. E, em maio deste ano, o NAPNE do Campus Montes Claros realizaou o I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do IFNMG.

Segundo Aline Silvânia, além dos eventos realizados, os NAPNES dos sete campi do Instituto também trabalham para melhor se estruturar, elaborando a parte referente às ações inclusivas do regimento interno dos campi, construindo seus regulamentos e realizando diagnóstico dos alunos e servidores com necessidades específicas. Além disso, com os recursos destinados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, no segundo semestre deste ano, os NAPNEs poderão adquirir equipamentos necessários para realizar suas atividades.