Portal IFNMG - Campus Arinos e Embrapa discutem projeto de parceria no dia 27 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2011, 17h18 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2011, 17h22

Parceria já rendeu dia de campo, em 2010, realizado no Campus Arinos com participação de estudantes e agricultores

No dia 27 de agosto, terça-feira, o Campus Arinos promove reunião técnica em parceira com a Embrapa Milho e Sorgo acerca do projeto "Redes institucionais com transferência de tecnologias e processos para o desenvolvimento e convivência com o semiárido mineiro". A reunião acontece no próprio Campus, a  partir das 8 horas da manhã.

Também participarão do evento representantes de entidades como Emater-MG, prefeituras e secretarias de agricultura municipais, sindicatos de produtores e trabalhadores rurais, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, além cooperativas, ONGs e agências de desenvolvimento. O objetivo principal do projeto é organizar rede de parcerias para que as tecnologias, processos e serviços cheguem a estudantes, produtores e público interessado.

A parceria entre o IFNMG-Campus Arinos e a Embrapa Milho e Sorgo, por intermédio da Emater-MG, iniciou-se em 2010, com a implantação de uma unidade demonstrativa da Embrapa no Campus. Na oportunidade foram instaladas as culturas de milho BR 106 (consórcio com braquiária), milheto, sorgo BRS 610 (forrageiro), sorgo BRS 310 (granífero), sorgo BRS 800 (corte e pastejo) e girassol.

As unidades demonstrativas são modelos desenvolvidos pela Embrapa como forma de transferência de tecnologia, com objetivo de melhor adaptação de culturas e variedades agrícolas de acordo com as especificidades de cada região. Como a proposta é transformar a unidade demonstrativa do Campus Arinos em referência técnica para o Vale do Urucuia, a reunião do dia 27 de setembro servirá, também, para obter subsídios para focar a unidade de referência nas demandas da região.

Dia de campo

Também em 2010, IFNMG, Embrapa e Emater-MG, com o apoio da Prefeitura Municipal de Arinos, realizaram um dia de campo com participação de grande número de agricultores, além dos estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária do Campus Arinos. O dia de campo contou a estação de Manejo integrado de pragas no milho e a estação de Sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária.

Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Campus Arinos