Portal IFNMG - Reitoria transmite palestras sobre segurança em informática no dia 31 Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2011, 13h52 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 18h29

Reitoria transmite palestras sobre segurança em informática no dia 31

Amanhã, 31 de agosto, Dia Internacional de Segurança em Informática, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) irá disponibilizar aos servidores da Reitoria palestras sobre o tema, que poderão ser assistidas na sala de reuniões. As palestras serão transmitidas ao longo de todo o dia (veja relação abaixo).

O evento, que teve a adesão da DGTI é promovido desde 2005 pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). “É importante a participação de todos os setores da Instituição, que hoje faz uso de vários recursos de informática. A segurança da informação é um pré-requisito para manter a integridade e confiabilidade dos dados gerados pelos sistemas de informação do IFNMG. A conscientização deve atingir todos que fazem uso de recursos de informática, inerentes a  equipamentos como computadores, notebooks, tablets, telefones celulares e televisores digitais”,  explica o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto, Danilo Teixeira Silva.

Neste ano, as discussões serão conduzidas com base no tema “Conscientização em Segurança é um Dever de Todos”. As palestras, que acontecem em Curitiba (PR), são gratuitas e também poderão ser acompanhadas em tempo real pelo link “Assista ao vivo” disponível no site http://disi.rnp.br.

CAIS

O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) atua na detecção, resolução e prevenção de incidentes de segurança na rede acadêmica nacional (rede Ipê), composta por 500 instituições de ensino e pesquisa do país e 3,5 milhões de usuários. Somente em 2010, o CAIS registrou 105.030 notificações de ameaças a instituições conectadas ao backbone.

Em seu site (www.rnp.br/cais), o CAIS disponibiliza uma série de informações para alertar os internautas sobre as ameaças da rede. Além disso, mantém um canal de contato com seus clientes através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para onde devem ser enviados relatos de incidentes de segurança relacionados à rede Ipê.

No campo internacional, mantém relações com as principais organizações atuantes no setor de segurança na Internet. É filiado desde setembro de 2001 ao Forum of Incident Response and Security Teams (FIRST) e, desde setembro de 2005, também é parceiro de pesquisa do APWG (Anti-Phishing Working Group).

(Com informações do site http://disi.rnp.br)

Programação das palestras – Data: 31/08/11
. 9h30-10h20 - Como se Proteger no Mundo Digital: Cuidados Básicos - Palestrante: André Landim (CAIS/RNP)
. 10h20-11h10 - Proteja seu Dinheiro contra as Fraudes da Internet - Palestrante: Altieres Rohr (G1)