Portal IFNMG - IFMT busca no IFNMG experiência com software de biblioteca Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2011, 18h02 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2011, 18h15

GnutecaRicardo Matos e Wesley Oliveira , da TI do IFNMG (à esq.), em reunião de trabalho com Carlos Câmara e Fábio Alves

O IFNMG recebeu nesta semana a visita de dois servidores do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) que vieram buscar cooperação técnica em relação ao uso do Gnuteca, software livre usado para gerenciar bibliotecas. O IFNMG foi a primeira instituição no país a adotar a versão 3.2 do sistema, que desde dezembro de 2010 faz o gerenciamento das bibliotecas de todos os campi do Instituto.

Agora, o Gnuteca vai ser adotado também pelo IFMT e, de acordo com o coordenador do Sistema Integrado de Bibliotecas daquele instituto, Carlos Câmara, era necessário encontrar uma instituição que servisse de exemplo de gerenciamento eficiente do sistema. Encontraram esse exemplo no IFNMG.

Na visita de três dias, Carlos e o analista de sistemas da Reitoria do IFMT Fábio Alves fizeram visita técnica ao Campus Januária e laboratório na Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, na Reitoria, para aprender, na prática, o gerenciamento do Gnuteca. A próxima etapa dessa parceria, ainda sem data definida, prevê a ida de servidores do IFNMG ao Mato Grosso para oferecer treinamento aos bibliotecários do IFMT.

Segundo Carlos Câmara, durante a visita, foram identificados outros aspectos em que a parceria e a cooperação entre as duas instituição pode acontecer. É o caso, por exemplo, da Extensão. “Pudemos ver que o planejamento da Extensão do IFNMG é bem próximo do que queremos implantar no IFMT”, comentou Carlos.