Portal IFNMG - Crianças e adolescentes participam de curso do IFNMG na Expomontes Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 05 de Julho de 2011, 17h46 | Última atualização em Domingo, 17 de Julho de 2011, 18h25

Jovens integrantes do JCC foram os primeiros a usar as instalações do laboratório móvel, que continua na Expomontes até dia 10

O pró-reitor de Extensão, professor Roberto Wagner Brito, com integrantes do JCC que fizeram o curso no último domingo

Crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, de seis escolas públicas integrantes do projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC) em Montes Claros, participaram no último domingo, dia 3, de um curso básico de informática no laboratório móvel do IFNMG, durante a 37ª Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes). A estrutura, uma carreta cuja parte traseira foi transformada em laboratório de informática para 30 alunos, agradou os responsáveis pelo projeto JCC. “As instalações são excelentes, muito confortáveis”, confirma a supervisora do projeto, Rosemary Carvalho.

Desenvolvido há três anos na cidade, pelo 10º Batalhão da PM, o JCC é um projeto de protagonismo juvenil. Segundo o coordenador, o cabo Jair Santos Oliveira, a ideia é levar as crianças e os adolescentes a refletirem e identificarem problemas no ambiente escolar e na comunidade em que estão inseridos, para que possam propor ações de mudança, a exemplo de cursos de capacitação, como o oferecido pelo IFNMG. “A inclusão digital é fundamental para esses jovens”, avalia Rosemary Carvalho.

A participação na Expomontes marca a estreia do laboratório móvel, destinado a oferecer cursos de Formação Inicial Continuada. Até o próximo sábado, dia 9, sempre de 8h às 12h, a estrutura será usada para ofertar outros cursos gratuitos de informática básica, desta vez para associados da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Norte de Minas (Siccob Credinor), parceira do IFNMG. A previsão é que mais de cem pessoas sejam beneficiadas, em grande parte, produtores rurais.

Todos os cursos serão ministrados por monitores do curso técnico em Informática do IFNMG-Campus Montes Claros, sob a supervisão do professor Júlio César Guedes Antunes.

Proeja FIC

Encerrada a Expomontes, o laboratório móvel do IFNMG estará disponível para levar cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) a cidades da área de abrangência do Instituto, no Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha.

Inicialmente, serão atendidos os municípios parceiros do IFNMG-Campus Januária no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) FIC, que oferece o curso de Operador de Microcomputador. São eles: Varzelândia, Ibiracatu, Manga, Bocaiuva, Almenara, Brasília de Minas, São Francisco e São João das Missões. A coordenação do Proeja FIC no Campus Januária é do professor Lenir Abreu.