Portal IFNMG - Aluno do IFNMG está na França para estágio de seis meses em liceu agrícola Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 11h12 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Aluno do IFNMG está na França para estágio de seis meses em liceu agrícola

Jarbas durante o Fórum Franco-brasileiro, com a professora Carla Silva

Até o final de março de 2016, o  estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG Jarbas Mendes Andrade ficará na região Norte da França, envolvido com as atividades de seu estágio no Liceu Agrícola de Radinghem. O aluno foi selecionado por meio de um edital da Assessoria de Relações Internacionais em parceria com o Campus Januária para participar do estágio de aproximadamente seis meses, como bolsista do governo francês.

A oportunidade de parceria com o liceu veio por ocasião dos preparativos para o Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade, realizado no último mês de outubro, na cidade francesa de Arras, do qual o IFNMG e outros oito institutos federais brasileiros participaram. O tema desta edição do Fórum foi Agroecologia, velha conhecida de Jarbas, como ele mesmo conta: “Eu sempre trabalhei no Instituto com projetos agroecológicos”.

Entre as atividades do plano de trabalho de Jarbas durante o estágio, está previsto trabalhar com produção orgânica, junto a produtores da região, com associação da região e com produção de leite, no liceu. “Isso vai enriquecer meus conhecimentos, pois irei trabalhar em locais com clima, solo e vegetações totalmente diferentes do Brasil”, aposta o estudante. E já começa a fazer as primeiras observações: “O que me chamou atenção é que os produtores aqui mexem muito com a estrutura do solo. O solo da região é muito difícil de trabalhar”.

Entender as diferenças da parte técnica da produção é apenas um dos desafios do estudante. A cada dia, ele precisa vencer, também, a dificuldade da comunicação em francês, a adaptação ao clima e à culinária, e a saudade da família, da namorada e dos amigos. “Mas o pessoal do Norte da França é muito acolhedor e tenho que pensar apenas nos benefícios que esta experiência irá me conceder”, comenta.

Fórum

Também representaram o IFNMG no Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade os professores Alberto Luiz Ferreira Berto, do Setor de Agroecologia do Campus Januária, e Carla Pereira Silva, assessora de Relações Internacionais; e os estudantes de Engenharia Agronômica Ítalo Matteus Camargos, do Campus Januária, e Ricardo de Matos Silva, que é o primeiro aluno do Campus Almenara a participar de intercâmbio internacional.

intercambio almenara

Representantes do IFNMG entre os participantes do Fórum

Todos são unâmines em reconhecer os ganhos trazidos pela interação com os demais participantes, tanto de instituições francesas como brasileiras. Segundo Carla Silva, foi possível levantar áreas de convergência de atividades e prospectar possíveis parcerias com liceus franceses e, inclusive, com outros institutos federais. “Fizemos contatos com pesquisadores da área que têm interesse em vir conhecer a região norte de Minas e nosso bioma”, comenta a professora.

Oportunidades de aprender com as diferenças para resolver problemas que, como o estudante Ítalo pôde perceber no Fórum, são comuns às diversas regiões do Brasil ou da França, como ele aponta: saúde alimentar, uso excessivo de agroquímicos, contaminação e desperdício de água e muitos outros aspectos que estão diretamente relacionados à qualidade de vida das pessoas.

Convite

Segundo o professor Alberto, os professores dos institutos federais presentes no Fórum discutiram a formação de parcerias para troca de informações, trabalhos de pesquisas, organização e participação em eventos e, principalmente, para formação de um grupo de troca de sementes de diversas plantas, com destaque para o milho. Com os franceses, discutiram-se a realização do próximo evento e o que poderá ser feito entre os dois países para fortalecer ainda mais a pesquisa e o ensino em parceria – como intercâmbio de professores, oferta da língua francesa nos institutos federais e da língua portuguesa nas instituições francesas.

E o professor Alberto já voltou da França com o primeiro convite para participar de um evento da área de Agroecologia, que vai acontecer no próximo ano no Campus Uruataí do Instituto Federal Goiano.

Representantes do IFNMG também visitaram o Liceu de Coulongne

Modificado em 04/11/15