Portal IFNMG - Servidora do IFNMG lança livro sobre a integração curricular na educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 10h43 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2015, 11h16

Servidora do IFNMG lança livro sobre a integração curricular na educação

Notícia do Livro Meirivan 014

A técnica em assuntos educacionais do IFNMG – Campus Salinas, Meirivan Batista de Oliveira publicou o livro “Para ensinar: Um Romance...entre uma concepção inclusiva e um currículo (que deveria ser) integrado”, fruto de sua pesquisa de mestrado em Educação Agrícola na Universidade Rural do Rio de Janeiro.

Segundo a autora, o livro traz, a partir de depoimentos e pesquisas com alunos e servidores do Campus Salinas, propostas e reflexões com relação à Integração Curricular imposta pela Lei Federal nº 5.154/2004. O livro mostra que na prática ainda há muita dificuldade para a integralização do currículo, tendo em vista a diversidade de culturas, concepções, formações, interesses e impactos das práticas didáticas e o isolamento com que muitas vezes o ensino é trabalho. “Está evidente no livro a necessidade de integração entre setores, profissionais e ações institucionais em prol de um ensino significativo para o aluno e, portanto, verdadeiramente útil”, reforça a autora.

De acordo com Meirivan, alguns relatos mostram práticas pouco inclusivas, mas, por outro lado, algumas “experiências integradoras evidenciam o esforço e a possibilidade real da integração curricular para maior eficiência no ensino”. Embora com caráter geral de pesquisa científica, o livro é permeado de traços literários, o que, segundo a servidora, “chama a atenção para o caráter humano da educação, o que a faz tão complexa e importante”.

Interessados em comprar o livro e em dialogar sobre as reflexões e propostas da pesquisa podem entrar em contato diretamente com a autora, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

livro foto 004

Servidores e alunos do IFNMG que lançaram livro recentemente e querem divulgá-lo no portal do Instituto podem entrar em contato com a Coordenadoria de Comunicação e Eventos, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.