Portal IFNMG - Equipe do Curso de Libras do IFNMG promove seminário Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 16h09 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2015, 16h23

Equipe do Curso de Libras do IFNMG promove seminário

Para celebrar e divulgar a língua e a cultura surdas, foi realizado no dia 19 de setembro o Seminário “Uma Viagem ao Mundo da Libras – Movimento dos Surdos pelas Escolas Bilíngues”, que celebrou o Setembro Azul e encerrou os trabalhos do Curso Básico de Libras (CBL) ofertado pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CEaD) do IFNMG-Montes Claros. O evento foi prestigiado por educadores surdos da cidade de Montes Claros e pela comunidade ouvinte/surda local.

A professora surda Rosana Fróes ministrou a palestra “Movimento pelas Escolas Bilíngues”. Os professores surdos Frank Wesley de Andrade e Ramon de Araújo ministraram as oficinas de Expressões não Manuais (ENMs) e de Classificadores na Língua Brasileira de Sinais. Os intérpretes Elana Vaz e Jorge Adriano mediaram a comunicação entre os surdos e ouvintes.

Confira no vídeo a mensagem dos professores Jorge e Elaine sobre o Setembro Azul, um movimento realizado em todos os meses de setembro para promover a cultura surda e cobrar a Educação Bilíngue para os Surdos: