Portal IFNMG - Encontro debate propostas e desafios para o Ensino do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 16h50 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 16h59

Encontro debate propostas e desafios para o Ensino do IFNMG

DSC05163 3

Durante esta quarta e quinta-feiras (16 e 17/09), diretores de ensino, coordenadores de ensino e coordenadores de cursos de todos os campi do IFNMG se reuniram no Campus Montes Claros para, dentre outros pontos, refletir, debater e dar encaminhamentos sobre os processos de reestruturação, unificação, flexibilização e inovação nas matrizes curriculares dos cursos ofertados pelo Instituto.

As discussões foram realizadas em mesas e reflexões gerais e em reuniões de grupos de trabalho por nível e modalidade de ensino. Na tarde do segundo dia de encontro, esses grupos apresentaram a síntese das discussões e encaminhamentos e saíram com a responsabilidade de discutir os pontos em seus campi. Ainda em 2015 haverá uma discussão entre os campi por videoconferência para construção coletiva da estruturação das informações.

Segundo a pró-reitora de Ensino, professora Ana Alves Neta, o encontro de boa parte dos responsáveis pelo ensino no IFNMG teve por objetivo discutir e construir coletivamente os caminhos a serem traçados pelo Instituto para fortalecer cada vez mais a sua qualidade social. “Esse encontro de pessoas, ideias, concepções, reflexões e proposições foi fundamental para indicar propostas e respostas aos inúmeros desafios existentes no Ensino do Instituto, tanto com relação ao atendimento das diretrizes nacionais da educação quanto para reforçar a função social do IFNMG de inclusão e interiorização”, disse a pró-reitora.

DSC05156 2

Fizeram parte da mesa de abertura do Encontro os seguintes gestores do IFNMG (da esquerda para a direita): o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, professor Danilo Teixeira (representando o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, prof. Alisson Castro); o diretor da Diretoria de Gestão de Pessoas, prof. Rafael Gonçalves; o diretor-geral do Campus Diamantina, prof. Júnio Jáber; o diretor-geral do Campus Arinos, prof. Elias Rodrigues; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, prof. Rogério Murta (representando o reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva); o diretor-geral do Campus Montes Claros, prof. Nelson Licínio de Oliveira; o pró-reitor de Extensão, prof. Paulo Azevedo; o diretor do Campus Avançado Janaúba, prof. Fernando Barreto e o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, prof. Antônio Carlos Soares Martins.

DSC05206 2

A abertura do evento foi abrilhantada pela apresentação do Grupo de Música do Campus Montes Claros, composto por alunos e servidores do Campus. O grupo, que canta músicas regionais, nacionais e internacionais, faz parte de um projeto coordenado pelo professor Augusto Querino para através da boa música melhorar o aprendizado e rendimento escolar e proporcionar interação social e diversão.

DSC05212 2

A pró-reitora do IFNMG, prof. Ana Alves Neta durante a reflexão "A Educação Profissional e Tecnológica no IFNMG: Desafios e Perspectivas"

DSC05233 2

A mesa debate "Educação Profissional: a reestruturação do ensino em debate" trouxe relatos de experiências em diferentes áreas de professores do IFNMG. Da esquerda para a direita: Tânia Maris Figueiredo, Ramony Maria Oliveira, diretor de ensino do IFNMG prof. Roberto Marques, Vico Lima e Maria Aparecida Colares.

gt

Ao longo da tarde do primeiro dia e da manhã do segundo, os participantes do Encontro se dividiram em Grupos de Trabalho que discutiram os desafios para o Ensino do IFNMG e planejaram a metodologia para avançar a discussão intra e intercampus

Confira mais fotos da abertura do Encontro no Facebook do IFNMG, clicando aqui.