Portal IFNMG - Alunos do Câmpus Januária realizam visita técnica e recebem aula prática na Reitoria Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2015, 16h33 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 18h21
imagem sem descrição.

O itinerário das visitas técnicas dos 15 alunos do curso técnico em Informática do IFNMG-Câmpus Januária nesta quarta-feira (9/07), em Montes Claros, foi intensa. Pela primeira vez, estudantes do próprio Instituto visitaram as dependências da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) da Reitora. No mesmo dia, eles marcaram presença também no Câmpus Montes Claros e na Faculdades Santo Agostinho. Além de conhecer os diversos equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), os alunos participaram de aula prática com os analistas de TI Alisson Garcez e Rogério Luiz.

Segundo o docente Pedro Fábio, os alunos puderam experienciar na Reitoria um pouco de como funciona toda a infraestrutura de rede, servidores de e-mail, de virtualização e de arquivos do Instituto e do Câmpus Montes Claros. “Além do desenvolvimento de sistemas, mostramos aos alunos um pouco do dia a dia do profissional no mercado em áreas de suporte e infraestrutura. Por exemplo, o IFNMG utiliza softwares livres, já a Faculdades Santo Agostinho conta com toda uma gestão de serviços, desenvolvimento e capacitação em TI em parceria com terceiros”, explica.

No IFNMG-Câmpus Montes Claros, alunos puderam conhecer os laboratórios e o foco do curso superior em Ciências da Computação e do técnico em Informática: o desenvolvimento de sistemas. No entanto, o professor Pedro Fábio lembra que apesar deste foco, o mesmo elencado no Câmpus Januária, as demais áreas de suporte, infraestrutura e redes devem ganhar mais espaço com  ampliação de carga horária destas disciplinas nas grades curriculares do IFNMG.

Experiência
Além das soluções de softwares e arquitetura da informação, os estudantes conheceram na aula prática ministrada pelos servidores de TI da Reitoria como funciona normalmente o mercado, as dificuldades da área, necessidades e as formas que o setor é comumente dividido. As características, vantagens, desvantagens e funções de cada uma dessas divisões. Segundo o analista de TI Rogério Luiz, a visita é uma oportunidade ímpar. “Dentro da sala de aula é muito difícil imaginar como o mercado de fato funciona e como as coisas acontecem. Acho que a visita estreita a relação entre realidade e sonho.”