Portal IFNMG - Proposta de Mestrado para a Rede Federal será apresentada à Capes Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 17h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2015, 17h47

A proposta de mestrado profissional em rede para os institutos federais, na área de educação profissional e tecnológica, é tema de reunião que acontece desta quarta-feira (24/06) até o dia 26 de junho, em Brasília, entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Fórum de Dirigentes de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forpog), que é coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta.

De acordo com Rogério, a construção da proposta iniciada nos dias 7 e 8 de junho continuou no dia 17, em Brasília, com a participação do diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Lívio Amaral. A continuação das discussões sobre questões referentes ao projeto e da operacionalização do pleito perpassa, segundo o pró-reitor do IFNMG, pelo regimento do programa de pós-graduação, as linhas de pesquisa e o número de vagas por polos – cada Instituto Federal será um polo. O Forpog é um órgão de assessoramento da Câmara de Pesquisa e Inovação do Conif.

Para a coordenadora da Câmara de Pesquisa do Conif, a proposta possibilita a integração da Rede, que terá a atuação dos seus professores e a capacitação dos servidores (docentes e técnicos administrativos) ao mesmo tempo. “Consideramos esta a melhor configuração, e acreditamos na aprovação desse trabalho que está sendo feito para atender a demanda e a expectativa dos servidores que querem muito a qualificação em mestrado profissional em educação tecnológica. É um trabalho feito pela Rede e para a Rede”, disse.

Segundo o próprio site do Conif, a reunião de hoje dá início aos ajustes finais da proposta que será apresentada à Capes até 7 de julho. O grupo de trabalho está mapeando os professores e orientadores do curso. O número de vagas dependerá da capacidade de orientação da Rede, mas a intenção é contemplar mil servidores, inicialmente. O projeto está sendo elaborado em sintonia com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Com informações do site do Conif