Portal IFNMG - Semana de Agroecologia fortalece extensão no Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2015, 11h20 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2015, 11h57
imagem sem descrição.

Ao atrair centenas de produtores rurais para participar dos minicuros, dia de campo e palestras, a I Semana de Agroecologia, realizada na semana passada, ajudou a fortalecer a extensão no Câmpus Januária. Os produtores, em sua maioria agricultores familiares, vieram ao IFNMG em busca de orientações sobre técnicas de produção orgânica, alternativas às tradicionais.

Foi o caso de Neivaldo Inocencio de Matos, produtor da comunidade Barreiro do Alegre, que fez os minicursos de avicultura capira, para aprimorar a produção que já mantém, e psicultura, para orientar a produção que está implementando em sua propriedade. No dia de campo, na última sexta-feira, 19, seu principal interesse era aprender sobre adubação orgânica.

A participação de boa parte dos produtores que foram ao evento foi intermediada via parceria do Instituto com a Emater. O extensionista da Emater João José Damião Vieira (foto acima) esteve no evento, com o objetivo principal de acompanhar produtores assistidos durante as atividades. Segundo ele, a agricultura orgânica, cujas práticas foram disseminadas durante o evento, ainda não é uma realidade nas propriedades dos agricultores familiares que atuam nas comunidades locais. Nessa medida, a participação no evento foi importante para sensibilizá-los quanto às vantagens da produção orgânica para que, posteriormente, decidam sobre a possiblidade de fazer a transição do sistema tradicional para o orgânico.

João José propõe que haja outras oportunidades para que os produtores estejam no IFNMG, recebendo orientações, mesmo que em eventos menores. Mas o produtor Lívio Roberto Marques de Deus, cuja propriedade está situada no entorno do Câmpus Januária, garante que essa interação já vem acontecendo, também, pela frequente assistência que professores e alunos do Instituto – ligados ao setor de Agroecologia – vêm prestando aos agricultores familiares locais. “Lá na área [onde fica sua propriedade] o pessoal do Instituto é presença constante”, garante.

Lívio participou das atividades da Semana de Agroecologia e ainda levou a esposa, Terezinha Marques, e o cunhado, Gilmar da Silva, que trabalham com ele: “Para aproveitar o máximo, né? Cada um aprendendo uma coisa...”.

Confira a cobertura completa que foi feita durante a I Semana de Agroecologia do IFNMG-Câmpus Januária em nossa página no Facebook.

Criado em 22/06/15