Portal IFNMG - “Travessias Sertões Gerais” é habilitado na primeira edição do Mais Cultura do Minc e do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2015, 17h12 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2015, 17h17

maiscultura

A lista com o resultado final do processo será publicada no dia 3 de julho

O IFNMG foi habilitado na lista preliminar das instituições classificadas no processo seletivo do programa Mais Cultura nas Universidades e pode receber até R$1.484.406,24 para desempenhar várias ações que promovem a cultura. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (12/06). O nome do Plano de Cultra do Instituto é "Travessias Sertões Gerais". A confecção da proposta foi coordenada pelo professor de História do Câmpus Arinos Samuel Silva Rodrigues de Oliveira.

A nota dada pelo Comitê Técnico ao plano de cultura inscrito pelo IFNMG nesta primeira edição o programa será enviada ao e-mail cadastrado de cada instituição proponente. De acordo com o professor Samuel Silva, o fato do Instituto ser habilitado significa que a proposta atendeu ao edital e a pontuação é superior à 50%. Ainda segundo ele, os projetos de todos os participantes serão hierarquizados. “Disputaremos com as outras Instituições de Ensino Superior (IFES).”, ressalta.

Segundo o MinC, a lista com o resultado final do processo será publicada no dia 3 de julho. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão de um total de R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

Os ministérios divulgaram que nesta primeira edição, o programa recebeu adesão de todas as universidades federais e de quase a totalidade dos Institutos Federais de todo o país. A lista preliminar apresenta as instituições habilitadas e não habilitadas no processo de seleção. Clique aqui e consulte o resultado preliminar.

Trabalho coletivo

Segundo o professor de História, a proposta do Plano de Cultura "Travessias Sertões Gerais" surgiu de reuniões no final de 2014, com atores do campo da cultura no IFNMG-Câmpus Arinos. Em fevereiro desse ano, o projeto foi apresentado no Conselho Superior do Instituto, onde foi aprovado e teve a adesão dos Câmpus Salinas e da Coordenadoria de Comunicação e Eventos da Reitoria. A partir daí, várias comissões foram formadas envolvendo professores e servidores dos câmpus. “Coordenei os trabalhos nesse processo, mas o mais importante foi a adesão da comunidade escolar e o trabalho das comissões”, pontua Samuel.

Mais Cultura nas Universidades

Instituído em parceria pelo MinC e pelo MEC, o Programa Mais Cultura nas Universidades possibilitará o fortalecimento do Ensino Superior de graduação, pós-graduação e cursos técnicos nas áreas de Cultura e Arte, a partir do fomento aos Planos de Cultura que contemplem, em especial, o incremento e circulação da pesquisa em cultura, em seus diferentes níveis, o fomento da extensão universitária em cultura, a melhoria de equipamentos culturais de universidades e institutos federais e o estímulo e promoção de eventos, mostras, festivais, grupos, redes, ações e circuitos culturais.

Cada Plano de Cultura precisou contemplar e relacionar um ou mais dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural. O desenvolvimento dos planos de cultura terá duração de 12 a 24 meses.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura

Criado em 12/06/2015