Portal IFNMG - Cinco bacharelados do IFNMG são reconhecidos pelo MEC neste primeiro semestre Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 09 de Junho de 2015, 16h49 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2015, 14h55

selo
Conheça as notas e os principais pontos avaliados de cada curso superior

No primeiro semestre de 2015, cinco cursos superiores do IFNMG foram avaliados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio de comissões de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Confira abaixo tabela com as notas das avaliações realizadas em 2015 e lista de quais são os próximos cursos a serem avaliados.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a avaliação do MEC consiste na análise realizada em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica. A nota é dada em uma escala que varia de 1 a 5, na qual, valores iguais ou superiores a 3 representam o grau de qualidade do ensino.

Unidade

Grau

Nota do MEC

Câmpus Januária

Engenharia Agrícola e Ambiental

Câmpus Pirapora

Engenharia de Alimentos

3

Engenharia Florestal

Medicina Veterinária

4

A pró-reitora de Ensino do IFNMG, professora Ana Alves Neta, explica que desde 2010 todos os cursos superiores ofertados pelo Instituto têm tido notas três ou quatro. Ela considera um avanço estes reconhecimentos nestes seis anos de Instituto Federal (IF).

“A obtenção da nota 4 nas avaliações é muito significativa para o nós porque ainda estamos em processo de restruturação nos câmpus consolidados e implantação de cursos nas novas unidades. Isso resulta na consolidação da verticalização do ensino, do técnico para a graduação, e demonstra toda a construção coletiva e comprometimento da equipe do Instituto que acredita na função social da educação”, ressalta a pró-reitora.

Segundo o Diretor do Departamento de Ensino Superior, professor Gabriel Domingos Carvalho, o conceito do curso é calculado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que avalia as instituições de ensino superior, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes analisa ainda informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais.

Os pontos mais bem avaliados pelas comissões do MEC em relação aos cursos superiores do IFNMG tem sido: contexto educacional; objetivos dos cursos; perfil profissional dos egressos; estrutura e conteúdos curriculares; titulação e regime de trabalho do corpo docente; produção científica e cultural; salas de aula e acesso dos alunos a equipamentos de informática e periódicos especializados.

Próximas avaliações
O reconhecimento de curso é solicitado pelo IFNMG quando o curso completa de 50% a 75% do prazo de integralização da sua matriz curricular. A solicitação é feita pelo sistema e-MEC e a data da visita é comunicada pelo e-MEC, que designa uma comissão para a avaliação, constituída de dois professores avaliadores, que verificam as informações fornecidas pela instituição, segundo instrumento específico elaborado pelo Inep. O cronograma das avaliações e a tramitação dos processos no e-MEC obedece ordem cronológica, sendo a instituição informada da visita em um período prévio de aproximadamente 30 dias.

Confira a lista dos próximos cursos do IFNMG que serão avaliados pelo MEC, segundo a Proen do IFNMG:

Administração (Câmpus Araçuaí e Câmpus Arinos);
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Câmpus Almenara);
Ciência da Computação (Câmpus Montes Claros);
Engenharia Agronômica(Câmpus Almenara e Câmpus Arinos);
Engenharia Química (Câmpus Montes Claros);
Sistemas de Informação (Câmpus Pirapora).

Criado em 09/06/2015