Portal IFNMG - Alunos do Instituto marcam presença nos palcos do Fórum Mundial Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2015, 10h55 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2015, 10h55

Grupos de Salinas (foto) e Montes Claros apresentam-se no último dia do evento, no Recife

Duas peças teatrais encenadas por alunos do IFNMG marcaram a tarde de encerramento do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) 2015, na última sexta-feira, dia 29, no Recife. Do Câmpus Salinas, saiu o grupo Cores da Vida, que apresentou “Enfim, Instituto Federal!”, e do Câmpus Montes Claros, veio a peça “Alquimia”.

Vinte e seis alunos, sob a coordenação de Santina Aparecida Ferreira Mendes e outras três professoras do Câmpus Salinas, levaram ao evento um pouco da história de surgimento dos institutos federais e da própria trajetória da educação profissional no Brasil. A peça "Enfim, Instituto Federal!", também levou ao FMEPT uma homenagem ao câmpus que compõem o IFNMG, por meio da alusão às diversificadas manifestações artísticas e culturais das comunidades que os recebem. “A proposta é mostrar que  o IFNMG é um mosaico de luzes, cores, gostos e aromas”, comentou a professora Santina, autora da peça.

Originalmente escrita para celebrar a segunda edição dos Jogos Intercâmpus do IFNMG (Jifenmg), a peça foi encenada pela primeira vez na solendiade de abertura dos Jogos, no dia 18 maio deste ano, em Salinas. No evento do Recife, o palco dos alunos-artistas foi o estande do Ministério da Educação no Fórum.

O grupo Cores da Vida é veterano em termos de FMEPT. Em 2012, os alunos do IFNMG levaram  à Florianópolis a peça “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente”. O espetáculo, como conta a professora Santina, ainda hoje é bastante requisitado por ressaltar a riqueza do Vale do Jequitinhonha e resgata suas tradições culturais - como as cantigas das lavadeiras e a folia de reis.

Alquimia

Na mesma tarde de encerramento, um grupo de 12 alunos do terceiro ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, do Câmpus Montes Claros, encenou a peça “Alquimia”. Eles foram dirigidos pela professora Josie Michelle Soares, que também atua.

Numa mistura de ciência e magia, característica da Alquimia, a trama se passa em um prédio secreto, fortemente protegido seguranças armados, onde ocorre um ritual químico entre renomados alquimistas. Eles têm como objetivo criar um ser inumano e, assim, conquistar o quinto objetivo da Alquimia, com os dons sobrenaturais e a Pedra Filosofal.

Segundo a professora Josie, a peça surgiu em 2014, a partir de temas trabalhados em sala de aula, como parte de uma contextualização sobre disciplinas tecnológicas. O principal objetivo do grupo, com a encenação, é despertar o interesse pela Química, em particular.

Fotos: Gabriel Carvalho
Criado em 01/06/15