Portal IFNMG - IFNMG também é inovação no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2015, 08h50 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2015, 09h51

Dois projetos, de Montes Claros e Januária, fazem parte da Mostra de Inovação Tecnológica

A inovação é um dos três elementos que compõem a temática do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) 2015 – juntamente com a diversidade e a cidadania. Por isso, o evento conta com uma Mostra de Inovação Tecnológica, que inclui cerca de 50 estandes de instituições que vêm mostrar o que estão desenvolvendo. Entre elas, o IFNMG, que traz dois projetos, dos Câmpus Montes Claros e Januária.

O professor Flávio Santos Medeiros da Fonseca, do Câmpus Montes Claros, veio ao FMEPT juntamente com três alunos do curso de Ciência da Computação – Breno Peixoto, João Vitor Novaes e Thiago Fonseca -, para apresentar o kit para automação e controle de irrigação em um ambiente protegido (estufa modelo Pesagro-Rio) para produção de hortaliças. O kit é capaz de controlar, de forma automatizada, as intempéries dos agentes meteorológicos (ar, temperatura e umidade) utilizando os recursos de open hardware e software embarcado.

Ele explica que, na concepção do projeto, as ideias de sustentabilidade já existentes aliaram-se aos conhecimentos dos cursos Ciência da Computação e técnico em Eletrotécnica, ambos do Câmpus Montes Claros, e do curso de Agronomia, do Câmpus Januária.

“Tivemos as condições necessárias para projetar, construir e testar o kit, que visa auxiliar os pequenos agricultores, em especial os da agricultura familiar, em suas principais carências relacionadas com o cultivo em ambientes protegidos, além de buscar contribuir para o crescimento quantitativo e qualitativo de produção, oferecendo ferramenta que lhes possibilitem melhor uso dos recursos, sejam eles naturais ou produtivos”, esclarece o professor Flávio.

O projeto tem como instituição parceira a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Alto Gorutuba e Região (APRUAGOR), sediada na comunidade rural da Fazenda Santo Antônio, município de Francisco Sá (MG).

Para justificar a relevância do projeto, o professor cita dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), segundo os quais, a agricultura familiar gera mais de 80% da ocupação no setor rural e responde, no Brasil, por sete de cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Isso sem contar que a agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, como diversificação de cultivos, menor uso de insumos industriais e preservação do patrimônio genético.

Segundo Flávio Fonseca, no mercado existem vários modelos comerciais de ambientes protegidos (estufas) destinados à produção de várias culturas, e nessas estufas estão sendo usados métodos e sistemas de irrigação e umidificação adequados aos controles necessários, mas com custos impraticáveis para produtores da agricultura familiar.

Microscópio

Já o professor Sebastião Batista de Amorim, do Câmpus Januária, trouxe para a Mostra de Inovação Tecnológica o projeto microscópio de varredura por tunelamento de elétrons (STM), composto por uma cabeça de varredura (scanner), uma placa de digitalização de sinais elétricos (DSP), um amplificador de sinais elétricos, um notebook, um monitor de computador, um osciloscópio digital e pôster com imagens realizadas durante o período de testes do equipamento.

Segundo o professor, trata-se de uma “robusta, didática e compacta cabeça de varredura para microscopia de varredura por tunelamento de elétrons destinada à investigação de fenômenos em escala nanométrica, usando atuadores piezoelétricos, circuito eletrônico pré-amplificador, sistema mecânico de amortecimento de vibrações e estrutura de aproximação utilizando motor piezoelétrico”. O equipamento foi projetado e desenvolvido por ele e construído nas dependências do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), em Belo Horizonte.

O STM encontra-se em fase de testes no Laboratório de Física do IFNMG-Câmpus Januária. Orientados pelo professor Sebastião Amorim, alunos de licenciatura em Física participam ativamente desta fase, desempenhando funções relacionadas a operação e ajustes do equipamento, tratamento e interpretação das informações coletadas. Vieram ao FMPET, para apresentar a inovação, os acadêmicos Paulo Henrique da Paixão, Ananias Barbosa e Maxjhone Martins.

“O STM didático destaca-se pelo dinamismo operacional, facilitando a consolidação de técnicas de microscopia de varredura por sonda, além de reduzidos custos de construção, operação e manutenção”, afirma Sebastião Amorim. Para ele, no âmbito de um curso de graduação, o projeto favorece a formação de pesquisadores, potencializa a difusão da tecnologia agregada à construção e operação do equipamento, fomenta a inovação tecnológica, promove capacitação à operação dos softwares de tratamento de dados e favorece a interdisciplinaridade.

Para mais informações sobre os dois projetos, os interessados podem entrar em contato com os professores Flávio, pelo e-mail flavio.fonseca@ifnmg.edu.br, e Sebastião, pelo sebastiao.amorim@ifnmg.edu.br

foto inovação 1 SITE

Professor Flávio conversa com interessados em seu projeto no estande

Foto inovação 2 SITE