Portal IFNMG - Durante Fórum Mundial, IFNMG apresenta pesquisa sobre empregabilidade de egressos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 28 de Maio de 2015, 08h50 | Última atualização em Quarta, 06 de Janeiro de 2016, 11h15

Giuliano 1 siet

Professor Giuliano Alkmin apresentou trabalho desenvolvido no doutorado na UFMG. Outras apresentações do IFNMG podem ser acompanhadas no Facebook do Instituto.

A sala ficou lotada na tarde desta quarta-feira, dia 27, durante o relato apresentado pelo professor Giuliano Viana de Alkmim, do IFNMG-Câmpus Januária, no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) 2015, no Recife.

O objetivo era compartilhar com os interessados os dados da pesquisa sobre “Empregabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em diferentes regiões do estado de Minas Gerais: O caso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)”, que o professor desenvolve para o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Giuliano aplicou questionários eletrônicos a um total de 193 egressos de TADS, formados no período de 2006 a 2013, de instituições situadas em três diferentes regiões do Estado: IFNMG-Câmpus Januária, IF Triângulo Mineiro-Câmpus Uberaba e IF Minas Gerais-Câmpus Bambuí, no Oeste de Minas.

Entre os objetivos específicos da pesquisa, estavam identificar o perfil socioeconômico e acadêmico dos egressos, e consequente influência para a empregabilidade; verificar as possíveis causas que levaram os egressos a escolher o curso superior de tecnologia; e verificar os fatores que exercem influência no aumento salarial depois que o profissional se forma.

Alguns dados da pesquisa podem sugerir uma perspectiva animadora para os atuais e futuro profissionais da área de TADS. Segundo Giuliano Alkmim, cerca de 95% dos egressos que participaram da pesquisa estavam trabalhando, sendo 80% na área de formação, e 82,9% diziam-se financeiramente independentes. “A maioria conseguiu emprego antes mesmo de se formar”, comentou o pesquisador.

Mas nem tudo são flores nessa realidade enfrentada pelos egressos de TADS. Dados da pesquisa apontam, por exemplo, que a chance de um homem receber salários mais altos – acima de seis salários mínimos - é 33 vezes maior do que a de uma mulher conseguir a mesma remuneração.

Contribuição

Eliane Reis, do Dieese, que assistiu ao relato, parabenizou o professor pelo trabalho que, segundo ela, muito contribui no sentido da verificação da efetividade de políticas públicas, no caso, a oferta de cursos de TADS por instituições federais de ensino.

A apresentação da pesquisa, que tem a colaboração da também professora do Câmpus Januária Karine Alencar Fróes, foi prestigiada pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), professor Belchior Rocha.

Apresentações do IFNMG

Todas os pôsteres do IFNMG em exposição e apresentação no FMEPT estão sendo registrados na página do Facebook do IFNMG. Clique aqui para acessar.

Giuliano 2 site

Da esquerda para a direita: Reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva; presidente do Conif, professor Belchior Rocha; e os professores do IFNMG Giuliano Alkmin e Karine Fróes

Criado em 28/05/15