Portal IFNMG - Abertura do Fórum Mundial de EPT contou com ministro da Educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2015, 11h25 | Última atualização em Quarta, 27 de Maio de 2015, 11h25

fmept site

Servidores, alunos e professores do IFNMG também marcaram presença

O público lotou o principal teatro do Centro de Convenções do Recife na noite desta terça-feira, 26, na abertura oficial do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) 2015. O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Feres, participaram da abertura do evento, que segue até sexta-feira, dia 29, com o tema Diversidade, Cidadania e Inovação.

A reitora do Instituto Federal de Pernambuco, instituição responsável pela organização geral do evento, Cláudia Sansil, foi a primeira a discursar. Ela reafirmou o compromisso de sua instituição e do Fórum com a educação: “Acreditamos que é através da educação que vamos levar inclusão. É através do empoderamento dos cidadãos que vamos emancipá-los”.

Para o ministro Renato Janine, a realização do FMEPT em Pernambuco é bastante simbólica, já que se trata de um dos estados brasileiros com “com mais tradição de luta” e agora serve de palco para a defesa da educação profissional e tecnológica.

Todos os discursos da cerimônia foram pontuados por palavras de ordem emanadas da plateia, em defesa da educação, da classe dos professores e contra corte de verbas para a área. “Todos nós aqui, até mesmo quem grita [na plateia], somos a favor da educação. Esse é nosso ponto comum”, comentou Renato Janine.

Além da cerimônia oficial, a primeira noite do FMEPT foi marcada por apresentações culturais que mostraram um pouco das tradições pernambucanas, como o frevo e os bonecos gigantes típicos do carnaval.

IFNMG no Fórum

Entre os participantes do Fórum, estão servidores e alunos do IFNMG que, em sua maioria, vêm ao Recife em três caravanas saídas dos Câmpus Montes Claros, Januária e Salinas, com representantes desses e de outros câmpus do Instituto.

Algumas presenças já estão registradas em nossa página no Facebook. Confira!

fmept site 2

IMG 20150526 WA0009