Portal IFNMG - Anunciada programação completa do Fórum Mundial de EPT 2015; IFNMG participará com nove atividades autogestionadas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2015, 11h38 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 11h42

arte notcia Frum

Nomes de referência nas áreas de educação, inovação tecnológica, empreendedorismo, políticas públicas e movimentos sociais estarão reunidos na terceira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) que será realizado no Centro de Convenções, entre os dias 26 e 29 de maio. Promovido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e pelo Ministério da Educação (MEC), o evento é gratuito e mobilizará 15 mil pessoas (número de inscritos até o momento) do Brasil e do mundo, entre estudantes, pesquisadores, professores e personalidades políticas para acompanhar os quatro dias de programação.

A grade de conferencistas, palestrantes e debatedores do FMEPT 2015 foi divulgada na última sexta-feira, dia 8, em entrevista coletiva concedida pela reitora do IFPE e coordenadora-geral do Fórum, Cláudia Sansil, no Hotel Nobbille Inn, no Recife. Entre os nomes anunciados, consta o de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba Raul Castro, militante do movimento LGBT e Diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual, além de Frei Betto, conhecido por sua atuação na área social e na defesa dos Direitos Humanos, e Sílvio Meira, professor titular aposentado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

Confira a programação completa

Personalidades com largo histórico no âmbito acadêmico na área de educação como Moacir Gadotti, educador, discípulo de Paulo Freire e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, e Silvia Manfredi, italiana, professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas e uma das maiores pesquisadores do país na área de Educação Profissional também marcarão presença, além de nomes internacionais, como Marti Ford (School of Indigenous Education of Red River College – Canadá), Elísio Estanque (Universidade de Coimbra – Portugal), Oriol Homns (Universidade de Barcelona) Beatriz Soto (ONG “Viva la Ciudadanía”, Colômbia), Oscar Valiente (University of Glasgow), Wilson Netto (Conselho Central da Administração Nacional de Educação Pública do Uruguai), entre outros.

“No momento em que a Educação Profissional e Tecnológica ganha cada vez mais espaço na agenda pública no Brasil e no mundo, fomentar discussões na perspectiva da Diversidade, da Cidadania e da Inovação com figuras tão relevantes é de fundamental importância e o Fórum vem para cumprir esse papel”, afirmou a reitora Cláudia Sansil.

Atividades autogestionadas

Além das conferências, palestras e debates, o Fórum contará com 384 atividades autogestionadas, ministradas pelas 150 instituições integrantes do Comitê Organizador do evento em diversas áreas, entre elas, nove inscritas pelo IFNMG (confira relação abaixo). São 102 oficinas, 24 lançamentos de livros, 25 palestras, 52 mesas redondas, além de 100 atividades culturais, entre apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de filmes e exposições.
“Durante o evento, o público poderá participar de inúmeras atividades. Há desde oficinas de games e aplicativos, passando por produção de pratos até fabricação de móveis sustentáveis”, explica.  O Fórum ainda inclui feiras do Livro, de Gastronomia e de Economia Solidária.

O evento terá também uma Mostra de Inovação Tecnológica com a exposição de 52 projetos desenvolvidos por pesquisadores de todo o país. Com curadoria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, o “Auditório da Inovação” receberá uma série de atividades relacionadas à tecnologia, como a palestra “A internet das coisas aplicada à Educação e o seu impacto nas novas profissões até 2025, ministrada pelo CEO da empresa Cisco, Ricardo Santos, e um workshop sobre “Educação empreendedora”, conduzido pelo professor de inovação da ESPM, Marcelo Pimenta.

Outras atrações são o Giro de Ideias, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a palestra da Rede Nacional de Artes e de Cultura, idealizada pelo Ministério da Cultura para incentivar estratégias na promoção da diversidade, cidadania e inovação – temas do evento.

“Assim como nas edições anteriores, o Fórum 2015 será multidisciplinar. Será uma oportunidade para incentivarmos a inovação e o empreendedorismo entre pesquisadores e estudantes de todo o país, sem deixar de trabalhar dimensões sociais, como a diversidade e a cidadania no contexto do ensino profissional e tecnológico”, explicou Maria José Melo, Pró-Reitora de Extensão do IFPE e presidente da Secretaria Executiva do FMEPT 2015.

Atividades autogestionadas do IFNMG no FMEPT 2015

Atividades técnico-científicas

. Relato: Empregabilidade dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em diferentes regiões do estado de Minas Gerais: O caso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Proponente: Giuliano Viana de Alkmim – Câmpus Januária

. Relato: Deslocar de olhares sobre a inclusão e integração da educação profissional por meio de ações extensionistas – Proponentes: Alana Mendes da Silva, Bárbara Caroline de Oliveira e Luciana Balieiro Cosme – Câmpus Montes Claros