Portal IFNMG - II Prospectar Pesquisa recebe professora e assessora de Inovação da Fapemig Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2015, 09h57 | Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 10h08

foto1 prospectar2015

“A interação entre Instituto e empresa é fundamental”, pontuou a assessora de Inovação

Na segunda edição do Prospectar Pesquisa, a palestrante convidada foi a professora titular aposentada da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e assessora de Inovação da Fapemig, Elza Fernandes. O evento foi realizado durante o IV Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, no Câmpus Arinos. O tema abordado aos professores e pesquisadores presentes foi “Atuação em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação na carreira acadêmica”.

De acordo com Elza Fernandes, a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão precisa ter relevância assim como a formação acadêmica e sua visão precisa ser ampliada para Ciência, Tecnologia e Inovação. A sociedade atual apontada por ela é a sociedade do conhecimento. Ela sugeriu que o IFNMG invista mais no seu potencial para trabalhar com pessoas de outras instituições e aumentar grupos de pesquisa, inclusive, em conjunto com outras instituições e empresas.

A professora elencou ainda como grandes as responsabilidades dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia no desenvolvimento de programas de extensão, na realização de pesquisa aplicada e na promoção da transferência de tecnologias sociais, voltadas à preservação do meio ambiente. Inovação, pesquisa aplicada e relacionamento com a sociedade deve ser o foco dos Institutos. “A interação entre Instituto e empresa é fundamental”, pontuou Elza.

foto2 prospectar2015

Mais de 40 pessoas compareceram à palestra da professora titular aposentada da UFV

Currículo
A professora Elza Fernandes possui graduação em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da organização e regulação da expressão gênica em fungos (Penicillium griseoroseum e Penicillium expansum), visando a obtenção de linhagens fúngicas com maior produção de enzimas, entre elas: pectina liase, poligalacturonase, fitase, tanase, carboxilesterase e feruloil esterase. Avaliação da diversidade genética em microrganismos utilizando marcadores moleculares. Estudos da associação micorrízica por meio da avaliação da expressão de genes envolvidos na interação fungo / planta durante a micorrização (fungos ectomicorrízicos).

Criado em 08/05/2015