Portal IFNMG - Conheça os cursos técnicos em Administração e em Informática Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 30 de Abril de 2015, 17h25 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2015, 17h35

Vídeo da série “Que curso é este?” traz imagens e depoimentos dos dois cursos regulares mais ofertados pelo IFNMG

A série “Que curso é este?” apresenta os vídeos do Curso Técnico em Informática, que é ofertado por 10 câmpus do IFNMG, e do Curso Técnico em Administração, ofertado atualmente em sete câmpus. Neste 2º processo seletivo 2015, Informática está com vagas abertas para os câmpus Diamantina e Januária, com 40 e 30 vagas, respectivamente; e o de Administração está com 40 vagas disponíveis em Almenara e 40 em Pirapora.

Interessados em fazer o curso gratuito nesses câmpus devem fazer a inscrição no processo seletivo até o dia 4 de maio, por meio deste portal eletrônico, e realizar a prova no dia 7 de junho. O curso Técnico em Informática pode ser feito por pessoas que estão estudando no Ensino Médio ou que já concluíram o Ensino Médio. O Técnico em Administração só pode ser cursado por quem já concluiu o Ensino Médio. Clique aqui para mais informações.

Os cursos, como todos os outros do IFNMG, são inteiramente gratuitos e, além das habilidades técnicas, visam desenvolver nos alunos competências teóricas, humanas, sociais e críticas.

Informática

Integrante do eixo Informação e Comunicação, o Curso Técnico em Informática visa formar profissionais capazes de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação, utilizando ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados, além de realizar testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados, assim como realizar manutenção de programas de computadores implantados.

Confira o vídeo sobre o curso:

{youtube}r0arWsSgQT8{/youtube}

Administração

O profissional formado no curso Técnico em Administração é capaz de Executar as funções de apoio administrativo, como protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques, além de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, auxiliar os gestores das organizações em questões ligadas à Administração. A formação do profissional fundamenta-se no empreendedorismo, desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico sobre as questões sociais, políticas, econômicas e culturais.

Confira abaixo o vídeo sobre o curso:

{youtube}5u_KXQNJYF8{/youtube}

Confira o quadro geral de oferta de cursos técnicos por unidade do IFNMG:
- Câmpus Almenara: Agropecuária e Administração;- Câmpus Diamantina: Informática;
- Câmpus Januária: Edificações, Enfermagem e Informática;
- Câmpus Montes Claros: Eletrotécnica e Segurança do Trabalho;
- Câmpus Pirapora: Administração, Edificações e Segurança do Trabalho.
Em relação aos cursos superiores, as vagas são apenas para o Câmpus Pirapora, para os bacharelados em Administração e Sistemas de Informação.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, parte delas para candidatos de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Para realizar sua inscrição e consultar os editais, acesse:

- Inscrição e edital do Processo Seletivo
- Inscrição e edital do Vestibular