Portal IFNMG - IFNMG e Unimontes estudam criação de Fórum para debater educação no norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 07 de Abril de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2015, 07h35

DSC 0846

A UFVJM também será convidada a pensar o formato do evento de troca de experiências

O reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, visitou na tarde da última quarta-feira (01/04) o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, com o intuito de estreitar laços institucionais e debater a oferta de educação na metade norte de Minas Gerais. A UFVJM também será convidada a pensar um planejamento educacional unificado para a região. A ideia do reitor do IFNMG é a criação de um seminário ou fórum que proporcione a interlocução de experiências de ensino, pesquisa, extensão, e gestão administrativa da tríade institucional.

“Com apenas 6 anos, o Instituto Federal está em um momento de buscar parcerias no ensino, na pesquisa, na extensão e na implantação de novos câmpus. Com a Unimontes temos recebido auxílio em infraestrutura para realização do atual concurso para docentes, mas queremos muito mais que isso. Queremos um alinhamento de ideias. Um encontro das intelectualidades das regiões do norte de Minas para pensarmos diretrizes de educação, respeitando nossas particularidades.”, frisou José Ricardo, lembrando que a Educação Profissional e Tecnológica é o foco do IFNMG.

O reitor da Unimontes concordou que as três instituições de ensino que atendem as regiões do norte do estado precisam se unir. “Temos que compartilhar interesses, dividir responsabilidades. Há uma grande carência de acesso ao ensino superior nas nossas áreas de atuação. Estou impressionado com o quanto o Instituto cresceu em tão pouco tempo, além dos câmpus, são mais de cem polos de Ensino a Distância”, pontuou João Canela.

DSC 0912

José Ricardo (à direita) entrega a Cachaça Acadêmica produzida no Câmpus Salinas e recebe kit da Unimontes de João Canela (à esquerda)

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, Alisson Magalhães Castro, propôs uma conversa com o reitor da UFVJM, Pedro Angelo Almeida Abreu, e uma possível visita à Diamantina (MG). Alisson também lembrou que dia 23 de abril o reitor do Instituto irá se encontrar com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Ferreira Vilela, e é uma oportunidade de se dialogar parceria para o fórum com a fundação.

O diretor de Ensino do IFNMG, Ricardo Cardozo, salientou que a união das instituições ajuda no aprimoramento de políticas de oferta de cursos. “Temos que estreitar os laços e segmentar nossas atuações para não causarmos sombreamentos na oferta de cursos superiores. A proposta é que sejamos complementares”, explicou.

Além do reitor, participaram da reunião representando a Unimontes: o vice-reitor, Antônio Alvimar Souza; os pró-reitores de Pós-Graduação, Hercílio Martelli Junior; de Planejamento, Gestão e Finanças, Roney Versiani Sindeaux; de Ensino, João Felício Rodrigues Neto; os pró-reitores adjuntos de Extensão, Paulo Eduardo Gomes de Barros, e de Pesquisa, Virgílio Mesquita Gomes. Além do assessor especial da Reitoria Luiz Eduardo Souza Pinto. Do IFNMG, participaram da reunião o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro, o diretor de Ensino, Ricardo Cardozo, e o reitor José Ricardo Martins da Silva.

Fotos: Alex Sezko

Criado em 07/04/2015