Portal IFNMG - Reitor participa da colação de grau da 3ª turma do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 16 de Março de 2015, 17h38 | Última atualização em Quarta, 18 de Março de 2015, 11h40

colacao aracuai 13032015

José Ricardo ressalta a missão institucional de levar educação a quase metade de Minas Gerais

O reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, participou na noite da última sexta-feira (13/03) da solenidade de colação de grau de 23 acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, do Câmpus Araçuaí, no auditório da unidade. Esta é a terceira turma a concluir esta graduação na unidade do Instituto.

Reitor ressaltou o papel do IFNMG de dar oportunidade de ensino público de qualidade ao norte mineiro. "Quero agradecer aos formandos pela dedicação e por nos ajudar a cumprir com a missão institucional com a educação. Contamos com a retribuição profissional de vocês", frisou.

O formando Carlos Alberto Pinheiro realizou o solene juramento da turma que teve como patrono o professor Adriano José de Paula e como paraninfo o professor Natalino Martins Gomes. Os formandos homenagearam professores com discursos acalorados. Confira abaixo o poema lido pela formanda Ana Paula Rufino Santos e de autoria de Marcelo Henrique Fernandes de Faria Rocha.

Além do pró-reitor de Pesquisa do IFNMG, Rogério Murta, e diretores-gerais dos câmpus Almenara, Diamantina, Teófilo Otoni, Salinas, também marcaram presença na solenidade de posse o prefeito de Araçuaí, Armando Jardim Paixão, servidores e familiares dos alunos.

A colação de grau é a tradicional cerimônia acadêmica em que o acadêmico concluinte do ensino superior recebe um diploma, certificando oficialmente as competências em determinada faculdade do conhecimento.

É POSSÍVEL FAZER UM MUNDO MELHOR

Sim! Chegamos ao dia sonhado
E o tempo parece estar parado (…)
No profundo das nossas almas
Há um misto de saudade e alívio,
Com pitadas de medo e fascínio:

Saudades dos professores,
Servidores e colegas,
Alívio por ter vencido este tempo,
Superado esta época;
Medo e fascínio pelos desmundos
Deste mundo cruel e desnudo
Que por nós calmamente espera.

Aqui dentro
Semeamos a ciência, vivemos utopias
E aprendemos sobre o mundo.
Discutimos, concordamos
E discordamos conversando.
O caminho da construção
Foi longevo, desértico e difícil.
Muitas vezes,
Vencê-lo pareceu impossível
Mas a chegada ao topo
Foi certeira e irreversível.

Aqui dentro
Criamos novos laços,
Fizemos mais amigos,
Formamos uma família,
Enfim, Escrevemos nossas histórias!
Antes desconhecidos
Somos unidos agora
E, quem sabe,
Nas lidas deste mundo afora,
Um dia nos encontraremos
Para chorar as saudades
Que temos desta escola!

Nestes três anos
Saímos de casa acreditando
Que é possível fazer um mundo melhor!
Hoje, sobre nós recai a certeza
De que isto só depende de nós,
De que está em nossas mãos...
Ao instituto que nos ensinou;
Às nossas famílias que nos confiaram;
E ao povo que nos financiou
Estamos aqui para dizer obrigado
E que estamos preparados
Para cumprir tão honrosa missão.

foto: Josiel Santos

Criado em 16/03/2015