Portal IFNMG - Audiência Pública celebra a chegada do Câmpus Avançado Porteirinha e apresenta propostas de cursos técnicos a serem implantados Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 13 de Março de 2015, 15h30 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2015, 15h45

DSC 5846 capa

Além de grande participação dos moradores de Porteirinha e região, evento contou com a participação de diversas autoridades regionais e estaduais e coroou um extenso processo de mobilização popular e diálogo com a sociedade

Em audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (12/03) com a participação de cerca de 400 pessoas no Centro Cultural de Porteirinha, foi apresentada, comemorada e debatida a chegada definitiva do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) à cidade, com o Câmpus Avançado Porteirinha, que funcionará em ampla estrutura doada pela prefeitura.

O reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva ressaltou que toda ampliação do Instituto Federal visa proporcionar mais oportunidades de educação pública e de qualidade aos moradores da região Norte de Minas, que por anos haviam sido esquecidos em detrimento da parte sul do estado. “Soltem foguetes, vibrem, o Instituto Federal do Norte de Minas está também em Porteirinha, marcando presença mais uma vez na Serra Geral para trazer educação de excelência e qualidade para toda a comunidade. Aproveitem a nossa instituição”, afirmou o reitor durante seu discurso.

DSC08969 2

A audiência pública representou a conclusão de um processo de diálogo com a sociedade que começou há algumas semanas, com a realização de várias consultas públicas, como questionário online e reuniões com representantes da sociedade para sugestões de cursos técnicos a serem implementados no mais novo câmpus do Instituto. Para se ter uma ideia da ampla mobilização popular, 919 pessoas participaram do questionário online que ficou disponível de 4 a 11 de março.

DSC 5786 2

A mesa de honra da audiência pública foi composta pelas seguintes autoridades (da esq. para dir.): pró-reitora de Ensino do IFNMG, prof. Ana Alves Neta; diretor do IFNMG Câmpus Avançado Janaúba, prof. Tarso Guilherme Macedo Pires; prefeito municipal de Porteirinha, Silvanei Batista Santos; reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva; secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes; presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Alonso Reis e presidente da Câmara Municipal de Porteirinha, Etelvino José da Silva Filho.

 

Após considerar as sugestões e cruzá-las com uma série de fatores e filtros, a proposta do IFNMG foi, a princípio, pela implantação dos cursos técnicos em eletrônica e técnico em eletrotécnica, na perspectiva de constituir um polo tecnológico e desenvolver arranjos produtivos locais, em sintonia, por exemplo, com as usinas de geração de energia a partir do sol (usinas fotovoltaicas), que deverão começar a ser instaladas na região.

No entanto, a definição da audiência pública ainda passará por outras instâncias que deliberam sobre a implantação dos novos cursos. Se tudo correr dentro do previsto, é possível que já no segundo semestre de 2015 comecem as aulas dos cursos regulares.

Transformação da cidade

DSC 5803 3

O prefeito municipal de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, ressaltou que o projeto para levar o Instituto para a cidade foi pensado e construído conjuntamente com toda a região e que o diferencial para a proposta ter sido aprovada pelo Ministério da Educação foi a ousadia de doar ao Instituto uma estrutura de 21 mil metros quadrados, avaliada em quase quatro milhões, onde funcionava o antigo CAIC, na zona urbana da cidade. “Conheci alguns municípios que já possuem o instituto já instalado e realmente faz a diferença. Estaremos realizados a partir do momento em que vermos dezenas, centenas e, quem sabe, milhares de jovens aqui em Porteirinha com seu diploma na mão e com o seu trabalho garantido”, ressaltou Silvanei.

DSC 5825 2

Representando o governador do Estado, Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes ressaltou os avanços na educação tecnológica nos últimos anos no Brasil. “Só aqui na nossa região ganhamos nove novas escolas técnicas nos últimos anos, sendo duas aqui na região da Serra Geral”, ressaltou Paulo Guedes, que também destacou outras ações dos governos estadual e federal que irão, segundo ele, trazer vários avanços para a região. De acordo com o secretário, por exemplo, 300 novas casas do “Minha Casa, Minha Vida” serão feitas em Porteirinha e o programa “Luz para Todos” será retomado em Minas Gerais, fazendo 55 mil novas ligações, “sendo a maioria nesta região”.

Diretor apresentado

DSC09198 2

O diretor do IFNMG - Câmpus Avançado Porteirinha, prof. Tarso Guilherme Macedo Pires foi apresentado aos participantes da audiência pública e, em sua fala, elogiou toda a sociedade de Porteirinha tanto pela mobilização para a vinda do Instituto e para a decisão dos cursos, como também pela receptividade e confiança com que todos receberam o Instituto. “Eu nunca havia me sentido tão acolhido, tão bem recepcionado em tão pouco tempo. Agradeço a essa população maravilhosa de Porteirinha pela confiança que depositaram em nós para contribuirmos com o desenvolvimento da região”, disse Tarso.

Após as falas da mesa, foi exibido o vídeo institucional do IFNMG e a professora do Câmpus Avançado Janaúba, Dinamor Chicarelli do Nascimento apresentou a proposta pedagógica, o histórico e a atuação do Instituto.

Propostas de cursos

Um dos momentos mais esperados do evento foi a apresentação do resultado da consulta pública feita à comunidade, a cargo do diretor do Câmpus Avançado Porteirinha, prof. Tarso Guilherme. Segundo o diretor, a partir da votação do questionário online de sugestão de cursos, os 16 mais votados – que representaram metade dos votos – foram submetidos a outros filtros, como não ser ofertado por outras instituições da cidade, não ser ofertado pelo Câmpus Avançado Janaúba, estar de acordo com o perfil urbano do câmpus e colaborar com o fortalecimento e desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais.

Ao final, e considerando as ponderações e a proposta dos representantes da sociedade civil, ficaram o curso técnico em eletrotécnica e o curso técnico em eletrônica. A implementação desses cursos será defendida pelo Câmpus, mas a proposta ainda precisa passar por outras instâncias, como o Conselho Superior do IFNMG, antes de ser de fato definido.

Antes de encerrar a audiência pública, os presentes tiveram a oportunidade de falar ao microfone e fazer perguntas à mesa.

Início das aulas

Na próxima semana, uma equipe do MEC visitará o CAIC para verificar se a estrutura já pode ser autorizada para que as aulas se iniciem. Caso haja essa autorização, há a possibilidade de os cursos regulares começarem já no segundo semestre de 2015.

Confira mais fotos da audiência pública na página do Facebook do Câmpus Avançado Porteirinha, clicando aqui.

DSC08990 2

DSC 5880 2

Fim do conteúdo da página