Portal IFNMG - Trabalho premiado no Câmpus Araçuaí está entre os finalistas da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na USP Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 13 de Março de 2015, 10h18 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2015, 10h22

Microscópio alternativo de baixo custo (foto) foi um dos destaques da II Mostrar, em novembro de 2014

O projeto “Microscópio alternativo de baixo custo”, do IFNMG-Câmpus Araçuaí,  será apresentado durante a Mostra de Finalistas da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,  junto aos melhores trabalhos submetidos por estudantes ou selecionados de 77 mostras científicas de várias regiões do Brasil. O evento acontecerá na próxima semana, entre os dias 17 e 19, no Câmpus da USP.

O trabalho foi um dos três premiados no ano passado durante a  II Mostrar - Mostra Científica das Escolas em Araçuaí, feira realizada pelo Câmpus e afiliada à Febrace. A autoria é do aluno Guilherme Carvalho Prates, do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente, da modalidade integrado ao ensino médio. O projeto foi orientado pelo professor de Física Magno Barbosa Dias e co-orientado pelo professor de Biologia Edilson Luiz Cândido.

Idealizado pelo professor Miguel Zadoresk, do Instituto Federal do Mato Grosso, o microscópio alternativo de baixo custo foi aperfeiçoado e apresentado durante a II Mostrar. O professor Magno explica que foi feito um trabalho de investigação para checar, mais detalhadamente, qual seria o aumento produzido pelo microscópio alternativo, tomando como referência o microscópio óptico. “O resultado encontrado foi próximo de 70 vezes, o que é razoável se considerarmos que o microscópio óptico de ensino tem aumento que varia de 40 a 100 vezes”, diz o professor.

O orientador do trabalho esclarece que , embora a imagem produzida pelo microscópio alternativo não seja tão nítida, é possível enxergar, por meio dele, células de diversos microrganismos cujo alcance está além do limite da visão humana, o que torna sua aplicação muito promissora.

“Se conseguimos ver esses microrganismos, imagine o que o professor faria em suas aulas? Imagine uma aula de óptica geométrica com esse microscópio? Certamente seria inesquecível”, comenta Magno. “As aplicações educacionais são diversas e a realização do trabalho permitiu concluir, também, que o seu custo é muito baixo comparado ao ganho que se pode alcançar em termos de qualidade das aulas de Ciências”, garante.

Outros destaques

Além do projeto que segue para a Febrace na semana que vem, outros dois trabalhos foram premiados na II Mostrar, em 2014: “Desenvolvimento de células solares de TIO2 sensibilizado por corantes: uma aplicação na Química e Física”, dos alunos do IFNMG Isadora Sá Matos e Watles Moura Júnior, orientados pelo professor Luiz Fernando Oliveira Maia; e “Fenômenos do sistema Terra-Lua-Sol”, das estudantes Itayane Fernandes Gomes e Vanete Faustino Soares, da Escola Estadual Hermano José, orientados pela professora Elma Oliveira Costa.

Criado em 13/03/15