Portal IFNMG - Professora do Câmpus Araçuaí publica artigo em periódico Qualis A2 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 11 de Março de 2015, 09h31 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2015, 09h31

Em tempos de discussão sobre crise hídrica, pesquisar a gestão de recursos hídricos transfronteiriços se faz cada vez mais necessário, especialmente, os aquíferos compartilhados. Nesse sentido, a professora do IFNMG-Câmpus Araçuaí, Carla Pereira Silva, juntamente com as autoras Matilde de Souza e Luciana Mendes Barbosa (do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da PUC-MINAS), publicaram o artigo "Governança e Difusão de Normas para a Gestão de Aquíferos Compartilhados: O Papel do ISARM" (programa da UNESCO International Shared Aquifer Resource Management), na Revista Contexto Internacional.

A Revista Contexto Internacional da PUC-Rio é, atualmente, um dos principais periódicos em Relações Internacionais do Brasil, avaliada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como Qualis A2, num sistema de ranqueamento de periódicos que possui oito estratos, sendo a melhor classificação A1.

O artigo publicado pela professora Carla foi produzido a partir de projeto de pesquisa financiado pela Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) que tem como objetivo discutir, em uma perspectiva sociológica, o papel das Comunidades Epistêmicas na produção e difusão de conhecimento que auxiliem os estados a melhor gerir os recursos de água subterrânea existentes em territórios ou regiões transfronteiriças, especialmente, no continente americano. O artigo também apresenta uma comparação entre os marcos legais e institucionais para a gestão de recursos hídricos dos países que compartilham o Aquífero Guarani (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Para as autoras, a produção e difusão de conhecimentos especializados sobre a temática pode contribuir para a construção de consensos acerca das melhores alternativas para a governança dos recursos hídricos e para a cooperação internacional.

O artigo foi publicado no volume 36 (janeiro-junho de 2014) da Revista Contexto Internacional e também está disponível no site do Scielo.

 

Fonte: www.ifnmg.edu.br/aracuai

Criado em 11/03/15

Fim do conteúdo da página