Portal IFNMG - Reitor e gestores do IFNMG recebem comissão do MEC em Januária para início do processo de recredenciamento Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 13h21 | Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 17h00

O Câmpus Januária recebeu de braços abertos nesta segunda-feira (23/02) a comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) composta pelos professores Luciana Santa Rita, Marco Vezzani e Adriano Breunig, que irão realizar até a próxima quarta-feira (25/02) uma série de reuniões, visitas e análises para o recredenciamento do Instituto como ofertante de cursos superiores.

DSC09202

Os avaliadores foram recepcionados em uma reunião de boas vindas que foi conduzida pelo reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva e pelo diretor do Câmpus Januária, prof. Cláudio Roberto Ferreira Mont'alvão, e que contou com a presença de dezenas de gestores do Instituto, incluindo diretores-gerais de câmpus, diretores de ensino e coordenadores de curso.

O reitor do IFNMG novamente colocou o Instituto e o Câmpus Januária à disposição dos avaliadores e desejou um bom trabalho à comissão. "O IFNMG sempre procurou estar em dia com os critérios propostos pelo MEC e inclusive foi um dos primeiros Institutos a formular seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esta e várias outras ações demonstram a organização de todo o Instituto e a nossa luta diária para aprimorar a gestão e os trabalhos da instituição", disse o reitor.

Os três avaliadores ressaltaram que possuem história de estudo ou trabalho em Institutos Federais e conhecem a realidade, as dificuldades e o empenho das escolas federais, dos Cefets e dos atuais Institutos Federais.

Após a reunião de apresentação, a comissão deu prosseguimento ao processo de avaliação, que inclui reunião com coordenadores de cursos e de áreas, análise de documentação, visita às instalações físicas.

Avaliação in loco

Essa avaliação institucional externa atende as normas do Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Geralmente, a avaliação in loco para recredenciamento acontece no endereço da unidade administrativa da instituição de ensino. No entanto, como no IFNMG a Reitoria não fica localizada junto a nenhuma das unidades acadêmicas, que oferecem maiores possibilidades de aplicação dos critérios e procedimentos de avaliação e verificação para fins de recredenciamento, o reitor José Ricardo Martins da Silva solicitou formalmente à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, que a visita fosse feita ao Câmpus Januária.

O Câmpus foi indicado, pelo Colégio de Dirigentes, por ser o pioneiro na oferta de educação superior entre as unidades do IFNMG e por contar com o maior número de discentes e docentes. Além disso, oferece as possibilidades para a avaliação das condições de ensino do Instituto, bem como visualização das dimensões avaliadas pelo instrumento do Sinaes: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura.

DSC08567 2

Vários gestores da reitoria e dos câmpus do IFNMG recepcionaram a comissão

DSC09275 2

Avaliadores em reunião com coordenadores de cursos e de áreas

DSC08597 2

Servidores e gestores do IFNMG acompanham a comissão na visita às instalações físicas do Câmpus Januária

Confira mais fotos no Facebook do Instituto, clicando aqui.