Portal IFNMG - Porteirinha terá câmpus avançado do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 09h02 | Última atualização em Segunda, 23 de Fevereiro de 2015, 09h06

Comunicado oficial foi feito ao prefeito do município pelo reitor, na última sexta-feira (foto acima)

Porteirinha sediará um Câmpus Avançado do IFNMG. A boa-nova, que foi comunicada ao Instituto por meio de um ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), também foi oficialmente anunciada pelo reitor, José Ricardo Martins da Silva, ao prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, na última sexta-feira, dia 20, na Reitoria.

Com a aprovação da nova unidade, o IFNMG comemora a segunda vitória conquistada desde que protocolou, junto à Setec/MEC, em 2013, doze projetos de implantação de câmpus avançados em municípios de sua área de abrangência, nas regiões Norte e Noroeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os projetos foram elaborados pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, em parceria com os municípios. O primeiro a ser aprovado foi o Câmpus Avançado de Janaúba, que passou a oferecer cursos técnicos presenciais a partir deste semestre.

Para que o projeto de Porteirinha fosse possível, o município disponibilizou para o IFNMG a infraestrutura física edificada e adequada, com área de 20 mil m², para o funcionamento da unidade, em atendimento à Portaria Ministerial nº 1.291/2013.

“Será o início de uma grande mudança em nossa cidade e o Instituto Federal será responsável por isso”, apostou o prefeito Silvanei, para quem a chegada do Câmpus Avançado será a “maior conquista desde que o município foi emancipado”. “Eu queria parabenizar todo o Norte de Minas por essa conquista. Foi uma luta difícil, mas vai valer a pena”, estendeu o reitor.

Próximos passos

Da reunião de gestores na Reitoria, quando foi feito o anúncio oficial ao prefeito, participou, também, o professor Tarso Guilherme Pires Macedo, que será o diretor-geral do Câmpus Avançado, a ser empossado nesta segunda-feira, dia 23. Depois de manifestar seu carinho pela cidade e região, Tarso falou sobre o desafio que o Instituto terá pela frente: “Temos que fazer a diferença na cidade”.

Dos pontos discutidos na reunião de sexta-feira, saiu a definição sobre a primeira audiência pública que será realizada em Porteirinha, para auxiliar no levantamento de demandas e definição dos cursos a serem ofertados. A audiência será no dia 13 do próximo mês de março.

Na oportunidade, também foi acertado o cumprimento das últimas exigências da Setec/MEC, que fará a visita para autorização de funcionamento da Unidade. A previsão de visita da MEC é de 16 a 20 de março.

Mobilização

Foi no final do ano de 2013 que teve início o processo que culmina, agora, com o Câmpus Avançado de Porteirinha. Com o tema “Eu apoio o IFNMG em Porteirinha!”, o município iniciou uma ampla mobilização técnica, política e popular. Houve a articulação da sociedade civil organizada, do prefeito, deputados e vereadores.

A infraestrutura física disponibilizada pelo município foi visitada em 2014 pelos pró-reitores de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, e Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro. Eles verificaram que a infraestrutura atendia perfeitamente as exigências e necessidades do Instituto Federal, e destacaram como ponto positivo a localização do imóvel, de fácil acesso.

Porteirinha acelerou o processo de implantação do Câmpus Avançado ao implantar o Centro de Referência do IFNMG. O município já conta com cursos técnicos a distância, do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), e com o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - 12 cursos de Formação Inicial e Continuada, com cerca de 600 alunos.

Há alguns meses, a grande mobilização popular chegou às mãos do governo federal e, segundo o pró-reitor Alisson Castro, o desejo coletivo da população, por meio do movimento em prol do Câmpus do IFNMG em  Porteirinha contribuiu de forma positiva. “A mobilização realizada na cidade mostrou o desejo da comunidade e sensibilizou o Ministério da Educação quanto ao anseio dos porteirinhenses pelo Instituto”, afirmou Alisson.

O reitor José Ricardo Martins da Silva afirma que, graças a toda essa mobilização regional, agora será possível atender plenamente o Território da Cidadania Serra Geral, em ações articuladas e integradas do Câmpus Avançado de Porteirinha com o Câmpus Avançado de Janaúba, em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Câmpus avançado

Os câmpus avançados são concebidos, pela Setec/MEC como unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação profissional continuada e de educação a distância (EAD), devendo atender, prioritariamente, as ações que integram o Pronatec. Dispõem de uma estrutura mais enxuta em relação aos atuais câmpus dos institutos.

Confira fotos de outras etapas do processo:

Visita às instalações do prédio doado pelo município

Formatura dos alunos dos cursos Pronatec em Porteirinha

Reunião com a sociedade civil organizada de Porteirinha sobre o Centro de Referência

Criado em 23/02/15