Portal IFNMG - Comissão para recredenciamento de cursos superiores do IFNMG estará no Câmpus Januária na próxima semana Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 20 de Fevereiro de 2015, 10h43 | Última atualização em Sexta, 20 de Fevereiro de 2015, 10h45

O IFNMG-Câmpus Januária receberá na próxima semana, entre os dias 23 e 25, a visita da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que fará a avaliação para recredenciamento do Instituto como ofertante de cursos superiores. Essa avaliação institucional externa atende as normas do Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo de recredenciamento deve ser solicitado por todas as instituições de ensino superior brasileiras – institutos federais, universidades, faculdades – a cada cinco anos.

Na agenda dos avaliadores, professores Luciana Peixoto Santa Rita, Marco Antônio e Adriano Breunig, estão reuniões com dirigentes do IFNMG, da Reitoria e dos câmpus, com coordenadores de curso, Comissão Própria de Avaliação (CPA), docentes e discentes de cursos superiores, além de visita às instalações físicas do Câmpus Januária e análise de documentação.

Tradição

Geralmente, a avaliação in loco para recredenciamento acontece no endereço da unidade administrativa da instituição de ensino. No entanto, como no IFNMG a Reitoria não fica localizada junto a nenhuma das unidades acadêmicas, que oferecem maiores possibilidades de aplicação dos critérios e procedimentos de avaliação e verificação para fins de recredenciamento, o reitor José Ricardo Martins da Silva solicitou formalmente à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, que a visita fosse feita ao Câmpus Januária.

O Câmpus foi indicado, pelo Colégio de Dirigentes, por ser o pioneiro na oferta de educação superior entre as unidades do IFNMG e por contar com o maior número de discentes e docentes. Além disso, oferece as possibilidades para a avaliação das condições de ensino do Instituto, bem como visualização das dimensões avaliadas pelo instrumento do Sinaes: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura.


Criado em 20/02/15

Fim do conteúdo da página