Portal IFNMG - Instituto se prepara para avaliação de recredenciamento dos cursos superiores Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 10h23 | Última atualização em Quarta, 11 de Fevereiro de 2015, 10h55

Agenda dos avaliadores, de 22 a 25 de fevereiro, no Câmpus Januária, foi aprovado pelo Colégio de Dirigentes

O Colégio de Dirigentes aprovou a agenda de trabalho proposta pelos três avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que visitarão o IFNMG, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, para fazer a avaliação institucional externa para recredenciamento da Instituição como ofertante de cursos superiores, em atendimentos às normas do Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo de recredenciamento deve ser solicitado por todas as instituições de ensino superior brasileiras – institutos federais, universidades, faculdades – a cada cinco anos.

A proposta de cronograma da visita foi apresentada pelo Diretor do Departamento de Ensino Superior, professor Gabriel Domingos Carvalho (à dir. na foto), na manhã de ontem, dia 10.

Tradicionalmente, a avaliação in loco acontece no endereço da unidade administrativa da instituição de ensino. No entanto, como no IFNMG a Reitoria não fica localizada junto a nenhuma das unidades acadêmicas, que oferecem maiores possibilidades de aplicação dos critérios e procedimentos de avaliação e verificação para fins de recredenciamento, o reitor José Ricardo Martins da Silva solicitou formalmente à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, que a visita fosse feita ao Câmpus Januária.

O Câmpus foi indicado, pelo Colégio de Dirigentes, por ser o pioneiro na oferta de educação superior entre as unidades do IFNMG e por contar com o maior número de discentes e docentes. Além disso, oferece as possibilidades para a avaliação das condições de ensino do Instituto, bem como visualização das dimensões avaliadas pelo instrumento do Sinaes: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, infraestrutura.

Agenda

Os membros da comissão de avaliação, professsores Luciana Peixoto Santa Rita, Marco Antônio e Adriano Breunig, serão recebidos no Câmpus Januária, na manhã de 23 de fevereiro, pelos dirigentes do IFNMG (reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais de câmpus e diretores de ensino). Além desse primeiro encontro, no primeiro dia da agenda, a comissão terá reuniões separadas com coordenadores de curso, Comissão Própria de Avaliação (CPA), docentes e discentes de cursos superiores. Também estão previstos momento para a comissão analisar documentos e visitar as instalações físicas do Câmpus.

Os dias 24 e 25 ficarão reservados para os trabalhos internos da comissão que, no final do último dia, irá se reunir novamente com os gestores do Instituto.

Ciente da grande responsabilidade de receber a visita in loco da comissão de avaliadores, e de representar todo o Instituto, o diretor-geral do Câmpus Januária, professor Cláudio Roberto Ferreira Mont´Alvão, manifestou aos membros do Colégio de Dirigentes sua satisfação com essa oportunidade. “Todos no câmpus estão mobilizados e empenhados para assumir essa grande responsabilidade”, garantiu.

Durante a visita, a estrutura dos demais câmpus do IFNMG será apresentada aos avaliadores também por meio de um vídeo criado exclusivamente para esse fim.

Criado em 11/02/15