Portal IFNMG - MEC e MinC realizam Webconferência sobre edital Mais Cultura nas Universidades Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 14h16 | Última atualização em Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 14h16

web cultura

O projeto repassará R$ 20 milhões para a execução de planos de cultura de universidades e institutos federais de educação

Na próxima quarta-feira (14/1), das 16h às 17h30, os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) realizam webconferência para tirar dúvidas sobre o edital Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões a projetos culturais de universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O prazo de inscrição é até 23 de março de 2015. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão. Acesse aqui o edital.  Baixe aqui o formulário de inscrição.

Os interessados em participar da webconferência devem enviar, com antecedência, suas dúvidas ao endereço eletrônico maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br. Na data e hora do evento, o acesso se dará por meio do link http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao.

Plano de Cultura
As instituições interessadas em participar do edital deverão elaborar um plano de cultura que contemple objetivos, ações e metas para um período de 12 a 24 meses. Os planos devem enquadrar-se em um dos seguintes eixos temáticos: Educação Básica; Arte, Comunicação, Cultura das Mídias e Audiovisual; Arte e Cultura Digitais; Diversidade Artístico-Cultural; Produção e Difusão das Artes e Linguagens; Economia Criativa, Empreendedorismo Artístico e Inovação Cultural; Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação; e Memória, Museus e Patrimônio Artístico-Cultural.

Criação de TVs e Rádios Universitárias
Entre as atividades que poderão ter apoio do Mais Cultura nas Universidades, estão as realizadas em escolas públicas, a criação e o fomento de rádios e tevês universitárias, a produção de festivais culturais universitários, a criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, a criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.

Os planos de cultura inscritos serão selecionados por um comitê técnico formado por representantes da Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC, das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e de Educação Superior (Sesu) do MEC, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Webconferência para  Mais Cultura nas Universidades
14/1/2015 – Quarta-feira
Das 16h às 17h30
Por meio do link http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao