Portal IFNMG - Aplicação dos questionários de auto-avaliação institucional acontece de 7 a 20 de dezembro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2015, 10h39 | Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2015, 09h42
imagem sem descrição.

Professores e alunos dos cursos superiores, bem como servidores técnico-administrativos, dos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas poderão participar, de hoje, 7, a 20 de dezembro, do processo de auto-avaliação institucional do IFNMG, promovido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Para participar, é preciso responder um questionário eletrônico que abrange dez dimensões, envolvendo aspectos acadêmicos e institucionais (leia abaixo). Os questionários são anônimos, porém, para controle dos respondentes será fornecido pela CPA de cada campus, no momento de preenchimento do questionário, um token para acesso ao sistema. O processo inclui, ainda, um seminário de sensibilização, em datas a serem definidas e divulgadas por cada campus, dentro do período de aplicação do questionário.

A auto-avaliação, realizada anualmente, é uma exigência legal. Trata-se de um diagnóstico das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para subsidiar o planejamento e a definição de políticas que visem a melhoria do desempenho institucional.

Cabe à CPA conduzir os processos de avaliação institucional do IFNMG, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em conformidade com o que determina a legislação vigente.

O objetivo maior da CPA é conhecer o IFNMG, suas pontencialidades e fragilidades, fazendo um diagnóstico pautado na opinião da comunidade. Este é o momento de cada aluno e servidor opinar a respeito da nossa instituição e nos ajudar a fazer um IFNMG cada dia melhor.

Dimensões da auto-avaliação institucional

Conheça os dez aspectos avaliados, segundo institui a Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes):

. missão e o plano de desenvolvimento institucional;
. política para o ensino – nível médio, graduação, pós-graduação - a pesquisa, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
. responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
. comunicação com a sociedade;
. políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
. organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios;
. infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação e de atendimento aos portadores de necessidades especiais;
. planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
. políticas de atendimento aos estudantes;
. sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação de nível profissional e tecnológico.

Acesse os questionários de avaliação:

Técnico-administrativo

Aluno