Portal IFNMG - Nova dinâmica em Arinos com a chegada do IFNMG é objeto de pesquisa apresentada em BH Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 16h20 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2015, 16h44
Da direita à esquerda: os estudantes Melissa Vieira e Alair Rodrigues; e a professora Juliana Lopes Lelis de Morais

O que o IFNMG representa para os moradores do município de Arinos? Com essa e outras questões os estudantes do curso técnico em Informática do Campus Arinos Alair Rodrigues e Melissa Vieira Martins, com orientação da professora Juliana Lopes Lelis de Morais realizam o projeto de pesquisa intitulado "A Implantação do IFNMG no município de Arinos: a (re)produção de uma nova dinâmica socioespacial".

Antes mesmo de ser concluída, a pesquisa já apresenta alguns resultados. Foi uma das 70 selecionadas, entre os mais de 400 projetos financiados com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para expor informações, durante dois dias, na mostra Inova Minas Fapemig, finalizada ontem (24/11), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Segundo Juliana Lopes, a pesquisa tem confirmado que os institutos federais têm contribuído no desenvolvimento local e regional do município de Arinos, com a sua infraestrutura e geração de empregos, com vinda de servidores e alunos. O Instituto contribui ainda para a diversificação dos estabelecimentos de comércio, de prestação de serviços, assim como, no crescimento da cidade e capacitação de profissionais técnicos e de nível superior.

Ainda segundo Juliana, o trabalho de pesquisa já percebe a evolução dos índices econômicos e sociais de Arinos como PIB (prestação de serviço e comércio), nível de escolaridade e renda mensal desde a implantação do IFNMG na cidade, em 2009.

Confira aqui o vídeo de quase três minutos em que a professora Juliana Lopes Lelis de Morais fala dos objetivos e possíveis resultados com a pesquisa sobre a nova dinâmica produzida pelo IFNMG na região de Arinos.

de52dedf 3afb 4ae5 af62 5297f974f6b0 1