Portal IFNMG - Bate-papo com o Reitor do IFNMG: retrospectiva 2014 e mensagem de fim de ano Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 22 de Dezembro de 2014, 16h38 | Última atualização em Segunda, 22 de Dezembro de 2014, 16h46

DSC07541

Reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva fala dos principais acontecimentos do Instituto em 2014 e deixa mensagem de fim de ano aos servidores e a todos parceiros.

Em um bate-papo com o diretor de educação a distância do IFNMG, prof. Antônio Carlos Soares Martins, o Reitor do IFNMG, prof. José Ricardo Martins da Silva falou sobre os principais acontecimentos do Instituto em 2014 e sobre as perspectivas para 2015. O diretor e o reitor também deixaram mensagem de final de ano e agradeceram aos parceiros, aos servidores e a todos aqueles que contribuíram com o IFNMG em 2014.

Dentre outros assuntos, os convidados falaram sobre a expansão do Instituto, os trabalhos da Educação a Distância, os números do Instituto, as capacitações, o trabalho dos servidores, as conquistas dos alunos, as parcerias com instituições de Minas, do Brasil e de outros países e os desafios para os próximos anos.

“Queremos parabenizar todos nossos alunos pelo empenho nesse ano de 2014, todos os servidores técnicos-administrativos, todos os nossos professores e todos os nossos parceiros que fizeram parte desse contexto para que conseguíssemos atingir a nossa missão”, diz o reitor durante o vídeo.

Confira abaixo o vídeo e alguns trechos transcritos:

Expansão

“O Instituto Federal do Norte de Minas em 2014 avançou muito em suas políticas, principalmente as de expansão de suas unidades, o que nos faz realmente chegar ao ponto de atender a nossa missão institucional de estar nos locais mais longíncuos de nossa área de abrangência. A diretoria de Educação a distância, criada nessa gestão, foi o grande termômetro para levar essa missão”

Números

“Esses 110 polos de educação a distância, com as quase 40 unidades remotas do bolsa formação e os quase 8 mil alunos presenciais fizeram com que o IFNMG avançasse muito. (...)Se juntarmos todos, chegamos a quase 40 mil matrículas no ano de 2014. (…) E passamos de mais de mil servidores. (...)São números expressivos que fazem com que sintamos que a nossa missão está sendo concretizada”

“Só agora em 2015 vão ser ofertadas quase 60 vagas de mestrado e doutorado para nossos servidores técnicos-administrativos e professores terem a opção de se qualificarem”

Engajamento

“Temos muito ainda a fazer. É sempre o recado que deixo para as comunidades e principalmente aos nossos servidores.  (…) Um dia que o servidor passar na nossa instituição e prestar um serviço com carinho, amor e dedicação é muito importante para a gente, pois o trabalho é árduo e são muitas ações. Cada mão, cada cabeça, é muito importante nesse processo de construção da identidade do nosso Instituto”

Relações internacionais

“Nas relações internacionais também avançamos bastante, com a criação da Assessoria de Relações Internacionais. É uma bandeira nossa fazer com que nossos servidores e nossos alunos, não só através do programa Ciências sem Fronteiras, mas também através de termos de convênios firmados com outras universidades, possam fazer intercâmbios”

Perspectivas

“Sabemos que podemos muito mais. A evolução anda junto com a consolidação. Educação no nosso país, em função das várias décadas sem investimento, tem que evoluir muito. É como se estivéssemos trocando a roda com o carro rodando. (…) Temos projetos de expansão no MEC. A EaD já tem polos em 111 municípios dos 184 da nossa área de abrangência. Quem sabe em 2015, 2016 já tenhamos um polo em cada um desses municípios”