Portal IFNMG - Encantador apesar das adversidades Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 03 de Dezembro de 2014, 09h12 | Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2014, 09h12

Marcelo, Renato, Juliana e as fotos vencedoras

Apesar de sofrer com uma das maiores secas da história, São Francisco oferece belas imagens para concurso de fotografias realizado pelo Câmpus Pirapora

Como não poderia deixar de ser, o Velho Chico e sua marcante presença em Pirapora deu o tom ao segundo concurso de fotografias realizado pelo Câmpus do IFNMG que fica na cidade homônima, realizado durante a IV Semana de Ciência e Tecnologia. Com o tema “Representação das paisagens naturais presentes no ecossistema do município de Pirapora-MG e microrregião”, o concurso teve mais de 30 fotos participantes, de autoria de alunos da Instituição e da comunidade externa.

Dez fotografias foram escolhidas pela comissão julgadora e ficaram expostas no Câmpus durante o período de atividades da Semana de Ciência e Tecnologia, de 19 a 21 de novembro. Com base em critérios estéticos da imagem produzida, cores, resolução e mensagem transmitida pelos fotógrafos, a comissão avaliou as finalistas e definiu as três vencedoras: em primeiro lugar, “Tranquilidade Franciscana ”, de autoria de Lucas Renato Borges da Conceição; em segundo, “Pôr-do-sol sobre as águas”, de Marcelo Gonçalves Machado; em terceiro, “Obra divina”, de Juliana Assis R. Moura. Os vencedores, todos alunos do 3º período do bacharelado em Administração do IFNMG-Câmpus Pirapora,  receberam prêmios em dinheiro, kit estudantil, ampliação da foto e certificado de participação.

Lucas Renato e Marcelo contam que, quando foram às margens do rio São Francisco fazer as fotos vencedoras do concurso, não tinham a pretensão de ganhar, apenas de participar. Pensaram em fotografar um dos principais pontos turísticos de Pirapora, a ponte Marechal Hermes, que faz a ligação Pirapora-Buritizeiro, mas, por fim, decidiram-se pelo pôr-do sol refletido nas águas do Velho Chico. Marcelo diz que sua foto retrata um momento difícil, crítico do Rio São Francisco, que enfrenta um grande período de estiagem e diminuição de suas águas, mas que, ainda assim, o rio possui grande beleza.

Juliana diz que adora fotografar. “Sempre que posso saio de casa com minha câmera. E, em um dos meus passeios pela orla, fui agraciada com esta paisagem esplendorosa do São Francisco - cheio de vida – e eu não pude deixar de registrar”, conta, referindo-se à imagem que levou o terceiro lugar no concurso.

Confira, abaixo, os títulos de todas as fotografias selecionadas pelo concurso e seus autores.

A beleza das imagens pode ser apreciada na página do IFNMG no Facebook.

As 10 fotos finalistas do concurso

1º lugar - Tranquilidade franciscana – Lucas Renato Borges da Conceição