Portal IFNMG - Capes aprova Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências Biológicas do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2014, 14h32 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2014, 14h38

capes dinter

Esta é a segunda parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aprovada para capacitação de servidores do Instituto. Outras três parcerias já foram realizadas com outras universidades nacionais

O IFNMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), recebeu aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ofertar Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências Biológicas em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no norte de Minas Gerais. O resultado foi divulgado na última terça-feira (25/11).

A proposta, aprovada por meio do Edital nº 23/2014 da Capes, foi submetida com o Câmpus Salinas e faz parte das ações de incentivo a qualificação dos servidores do IFNMG, docentes e técnico-administrativos. O resultado do referido edital está divulgado no site da Capes.

Este é o segundo projeto Dinter aprovado em parceria com a UFOP. No primeiro projeto, foram formados sete doutores que atuam hoje no Câmpus Salinas, contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesta segunda oferta, a novidade para os futuros alunos é a participação de orientadores dos programas de biotecnologia da Universidade.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação, professor Rogério Mendes Murta, a qualificação dos servidores é a chave para a garantia futura do ensino público de qualidade e ainda possibilita a implantação de novos programas de pós-graduação stricto sensu no IFNMG.

Projetos Minter e Dinter

De acordo com a Capes, os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter), nas versões nacional e internacional, têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para viabilizar a formação de mestres e doutores em regiões ainda não consolidados.

Outras parcerias da pós-graduação do IFNMG já foram estabelecidas com outras instituições de ensino superior com aprovação da Capes para oferta de aulas e gestão técnica no Instituto. Confira a lista abaixo.

- Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente com a Universidade Estadual de Santa - Cruz (UESC), de Ilhéus (BA);
- Doutorado em Desenvolvimento Rural com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS), de Porto Alegre (RS);
- Doutorado em Ciências Biológicas com Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
- Mestrado em Sociologia Política com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis (SC), com previsão de término em 2015;

Criado em 28/11/2014