Portal IFNMG - Solenidade e palestra abrem o Simpósio de Administração do Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2014, 16h48 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2014, 16h48

DSC03922 red

Com a presença do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins, e de pró-reitores, diretores, servidores e alunos do Instituto e de outras instituições, foi realizada na noite desta terça-feira, 18, a solenidade de abertura do VII Simpósio de Administração do Câmpus Januária (VII SIMAD), que promoverá até o dia 21 uma série de eventos, palestras e cursos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão do curso de bacharelado em Administração deste Câmpus.

DSC03926 red

O reitor do Instituto, que também participou da abertura e das apresentações do II Seminário de Iniciação Científica da Administração do Câmpus Januária realizado nos dias 17 e 18, ressaltou que o tema do SIMAD deste ano - "Desenvolvendo Talentos" - casa com a proposta do IFNMG de sempre municiar os alunos e parceiros com os talentos especiais do ouro da ciência e do brilho da formação ética. Segundo o reitor, talento é o esforço individual que cada qual empreende para o sucesso pessoal e coletivo. "Sucesso, nesse caso, tem que ser entendido como o progresso intelectual, material, social e até espiritual", disse o professor José Ricardo.

O coordenador geral do VII SIMAD e coordenador do curso de Administração do Câmpus Januária, prof. André Aristóteles também falou sobre sucesso, reforçando que esse é um termo muito relativo, que depende de cada pessoa e de cada ponto de vista. O diretor-geral do IFNMG Câmpus Januária, prof. Cláudio Mont'Alvão, também concluiu sua fala lembrando que o mais importante de toda ação está no percurso. "O caminho se faz no caminhar", disse o professor.

Mudança no olhar para o outro

Após a mesa de abertura, o educador e antropólogo Tião Rocha contou emocionantes histórias de pessoas e comunidades que, a partir de diferentes e estimulantes maneiras de aprendizagem e participação, desenvolveram suas potencialidades e de alguma forma melhoraram de vida.

tiao

Tião Rocha é idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG que atua há 30 anos na implementação de projetos voltados à transformação social e desenvolvimento sustentável e tem em sua história exemplos de superação a partir de uma visão mais ampla, aberta e prazerosa do processo educativo.

Para Tião, o desenvolvimento de talentos não é um milagre, e tem a ver sim com a mudança do nosso olhar em relação ao outro. "Ver o outro como coitado e vulnerável e interessar-se pelas carências e pelo lado vazio do copo não nos interessa. A solução para quem olha dessa forma distorcida vem sempre de fora, e vindo de fora corre o risco de ser inadequada", disse o palestrante, que ressaltou que para além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede as carências da população, devemos olhar para o Índice Potencial de Desenvolvimento Humano, ou seja, para as potencialidades, habilidades e possibilidades das pessoas em aprender, ensinar e produzir.

SIMAD continua

DSC03934 red

A programação do VII SIMAD tem sequência até o dia 21 de novembro, com minicursos, palestras, festas e com os seguintes eventos:

I Encontro de Professores de Cursos de Administração do Norte de Minas Gerais, no dia 19, que vai discutir as seguintes pautas: as novas tecnologias na formação do administrador, representatividade do curso de Administração nas instituições de ensino, caminhos para o projeto político pedagógico ideal e práticas de ensino;

I Encontro Norte-Mineiro de Empresas Juniores, também no dia 19, com o tema "Inove, construa e transforme”;

II Fórum Intermunicipal de Economia Solidária, no dia 20, que vai discutir os desafios da economia solidária no Norte de Minas Gerais;

I Encontro de Ex-Alunos do bacharelado em Administração do IFNMG-Câmpus Januária, no dia 21, que terá painel sobre  mercado de trabalho para administradores, com participação de ex-alunos que atuam em diferentes segmentos do mercado.

A Semana do Administrador é promovida por professores e alunos do curso de bacharelado em Administração. Confira o site do evento: http://simad.ifnmg.edu.br/

Mais fotos do II SIC e do VII SIMAD podem ser encontrados na página do IFNMG no Facebook: clique aqui para acessar

Criado em 19/11/2014