Portal IFNMG - Apresentações de trabalhos científicos e minicurso movimentam o II SIC da Administração no Câmpus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2014, 11h12 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2014, 11h14

No segundo e último dia da programação do II Seminário de Iniciação Científica da Administração do IFNMG-Câmpus Januária, alunos e ex-alunos do curso de bacharelado em Administração expuseram e apresentaram artigos e trabalhos de conclusão de curso recentemente realizados. O reitor do Instituto, professor José Ricardo Martins da Silva (quarto, da esq. para a dir., na foto acima), assim como moradores da comunidade e alunos, ex-alunos e professores do câmpus prestigiaram os trabalhos, cujos resumos ficaram expostos em pôsteres durante toda a tarde de ontem, dia 18.

Ainda dentro da programação do II SIC, foi apresentado nas manhãs de segunda e terça, o minicurso "Redação Científica de Projetos de Pesquisa", ministrado pelo professor Felipe Lisboa Guedes.

Um dos trabalhos de conclusão de curso expostos foi o do aluno do último período de Administração Marcos Sousa Rocha (foto abaixo), que estudou "O impacto da expansão do ensino na distribuição de renda da população brasileira". A conclusão do trabalho demonstrou que o maior investimento verificado no Brasil nos últimos anos correspondeu com significativa redução na concentração de renda e aumento na renda média. "Vale ressaltar que, além de possibilitar melhores salários, a educação melhora o conhecimento geral das pessoas e tem vários outros efeitos positivos difíceis de medir", disse Marcos.

Além do estudo feito por Marcos, os outros trabalhos expostos neste II SIC foram:

- "Reuso ambiental de equipamentos elétricos e eletrônicos para a inclusão digital de alunos do Ensino Fundamental", de Caroline Batista Gonçalves Dias, Ailton Rodrigues Oliveira e Thiago Silva Miranda;
- "Gerenciamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) de informática no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Câmpus Januária", de Kaik Gabriel Alves da Silva e Wallisson Silva Freitas (orientador);
- "Análise do resultado gerado pela moeda social Vereda na distribuição de renda da população de Chapada Gaúcha", de Karine Dias Araújo e Felipe Lisboa Guedes (orientador);
- "Cooperativismo como indutor do desenvolvimento regional: um estudo de caso da cooperativa de produtores de cachaça Princesa Januária", de Érica Lisboa Costa e Felipe Lisboa Guedes (orientador);
- "Comercialização - Um desafio no ramo de artesanato para os empreendimentos econômicos”, de   Laíne Gonçalves Santos, Christian Figueira Cunha e Ellen Juliana Alves Dias;
- "Empreendedorismo: uma análise das estratégias de marketing utilizadas pelos comerciantes do Mercado Municipal de Montes Claros", de Jaíne Lemos, Leonardo Gonçalves e Virgínia A.S. Ramalho;
- "Erradicação da pobreza e inclusão social no Brasil: os efeitos do Programa Bolsa Família", de Neilamar Mendes do Nascimento e Felipe Lisboa Guedes (orientador).

Criado em 19/11/14