Portal IFNMG - Inscrições para Professores para o Futuro II terminam amanhã; docente do IFNMG está na Finlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2014, 07h56 | Última atualização em Terça, 18 de Novembro de 2014, 10h37

Com duração máxima de 12 meses, programa prevê capacitação em três universidades de ciências aplicadas do país que tem um dos melhores desempenhos em educação no mundo

Termina nesta quarta-feira, 19, o prazo para inscrições de propostas de docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no programa Professores para o Futuro II. Conforme a Chamada Pública SETEC-MEC/CNPq nº 41/2014, a oportunidade de capacitação é na Finlândia. Os projetos serão desenvolvidos nas universidades de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. Com duração máxima prevista de 12 meses para execução, as propostas aprovadas receberão recursos de 9,6 mil euros para despesas com taxas escolares pelo período de cinco meses.

Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida. Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq via internet. Os autores devem preencher o formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas.

Na Finlândia

Conheça, agora, a experiência do professor do Câmpus Arinos Hilton Galvão (à direita na foto), que já foi selecionado em chamada anterior do programa Professores para o Futuro e está finalizando sua capacitação na Finlândia. A partir das experiências de educação profissional do modelo finlandês de pesquisa aplicada, que tem como base a interação com o setor produtivo, o atual assessor de Relações Internacionais do IFNMG, participa da primeira capacitação do programa. Ele foi um dos 32 pesquisadores brasileiros selecionados pela Chamada SETEC-MEC/CNPq Nº 15/2014.

Graduado em Engenharia de Alimentos e doutor em Fitotecnia, o professor Hilton Galvão apresentou projeto voltado para a sustentabilidade da cadeia produtiva de frutas do cerrado. Ele embarcou para a Finlândia em agosto deste ano para a primeira etapa da capacitação, na Tampere University of Applied Sciences (TAMK) e considera a experiência fantástica, apesar da saudade da família e da ansiedade de conduzir o próprio projeto.

Nos dois primeiros módulos - cinco meses, que totalizam 460 horas -, Hilton conta que o rítimo de estudos é pesado; o desenvolvimento do projeto só será possível no Brasil. Agora, lá, o momento é de absorção de conhecimento sempre direcionado ao aluno. “Tivemos mais de dois meses de aulas sobre diversas metodologias de formação pedagógica, focando no social-construtivismo. Estudamos os modelos de aprendizagem baseada em problemas (PBL) e projetos. Tive a oportunidade de ser observador das aulas regulares dos cursos de Engenharias, Enfermagem e Línguas na Universidade. Observamos na prática o que nos foi passado na teoria.”, explica.

Parceria

Para Hilton, a possibilidade de realizar uma capacitação em um país que é referência em educação e tecnologia é empolgante por poder trazer resultados práticos para o IFNMG, por meio da possibilidade de desenvolvimento de um projeto com tutoramento dos finlandeses. Há quatro anos consecutivos, a Finlândia é primeiro lugar no mundo no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) – conhecido como índice Pisa. É considerado o país com a melhor educação no mundo.

A TAMK desenvolve atualmente programas utilizando a aprendizagem baseada em projetos. A experiência de um deles, na área de engenharias, o BIOHub, ajudou o professor do IFNMG a elaborar e submeter proposta de pesquisa ao Edital 17 CNPQ/SETEC, no modelo do programa do BIOHub, a ser aplicado, inicialmente, no Câmpus Montes Claros. A ideia, que ainda será avaliada, almeja também ser levada aos demais câmpus do IFNMG, tendo a TAMK como Instituição colaboradora.

Com o retorno para casa agendado para o final de dezembro, o assessor de Relações Internacionais do IFNMG quer compartilhar o aprendizado com outros professores do Instituto assim que voltar para dar continuidade à formação de 12 meses, com o terceiro e último módulo, o desenvolvimento do projeto proposto. “Quero partilhar, por exemplo, as experiências adquiridas na área de formação de professores para educação profissional”, pontua.

Veja o vídeo de divulgação do programa Professores para o Futuro.

Criado em 18/11/14