Portal IFNMG - Reditec reunirá reitores, dirigentes e estudantes da Rede Federal a partir de hoje Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2014, 09h39 | Última atualização em Segunda, 10 de Novembro de 2014, 09h41

Cerca de 900 participantes, entre reitores, pró-reitores, diretores de câmpus e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, se encontrarão na 38ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que começa hoje, dia 10, e segue até 13 de novembro. O encontro deste ano será realizado em Porto Alegre (RS).

A Reditec, que promove debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil, é realizada há 38 anos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). É o momento em que os dirigentes da rede se reúnem para discutir as perspectivas das instituições, alinhar ações de gestão, consolidar os projetos institucionais e de governo, e também fomentar parcerias.

A edição de 2014 ocorre no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael e no Centro de Eventos do Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e, pela primeira vez, será organizada em conjunto por três institutos federais: o Farroupilha (IFFarroupilha), o Rio Grande do Sul (IFRS) e o Sul-Rio-Grandense (IFSul).

A cerimônia de abertura ocorrerá nesta segunda-feira, 10, às 19h, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Durante a Reditec, os estudantes da Rede Federal participarão de ​três eventos: a Rede de Expressão, a Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre) e a Oficina de Inovação em Saúde.

Expressão

Aproximadamente 100 estudantes apresentarão a produção científica, tecnológica e de inovação das instituições federais de ensino gaúchas na Rede de Expressão. No total, serão 42 trabalhos apresentados em duplas. O objetivo é oferecer um espaço para exposição, apresentação e discussão de estudos e resultados de projetos. A divulgação dos trabalhos ocorrerá no Câmpus Porto Alegre do IFRS, no dia 11 de novembro, das 17h às 20h, e no dia 12 de novembro, das 8h30 às 19h30.

Robótica

Outra atração inédita na edição deste ano é a 3ª Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre). A competição também será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no campus Porto Alegre do IFRS. A Cobre integra o Roboceti, projeto desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), IFSul, Instituto Federal de Goiás (IFG), IFRS, IFF e Instituto Federal Baiano, com apoio da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O Roboceti procura fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras ligadas à ciência, à tecnologia, à engenharia e à matemática através da promoção da pesquisa de robótica nos institutos federais.

Saúde

Cerca de ​40 estudantes de cursos técnicos e de tecnologia de diversas áreas profissionais dos institutos federais da Bahia, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Farroupilha, Sul-Rio-Grandense e do Rio Grande do Sul buscarão ideias e soluções inovadoras para os desafios propostos pelos hospitais universitários federais, focando em novos serviços e produtos em saúde.

Os grupos de trabalho contarão com a participação de alunos e professores do grupo MedHacker da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Setec.

Os temas dessa oficina serão: prevenção à cegueira; situação de risco ao idoso, hospital 2.0 e hospital amigo do idoso.

(Patrícia Strelow com adaptação da Assessoria de Imprensa da Setec)