Portal IFNMG - Rede Federal participa de congresso mundial na China Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2014, 09h39 | Última atualização em Quinta, 23 de Outubro de 2014, 09h39

Reitores e assessores de relações internacionais de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica desembarcaram em Pequim na última terça-feira, dia 21, para participar do Congresso Mundial da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês), que acontece de 24 a 26 de outubro. Principal evento internacional para a educação profissional e técnica, o congresso reunirá líderes mundiais do sistema educacional para discutir avanços no setor. O tema deste ano é “Parcerias globais: construindo um futuro”.

Abrindo a agenda da delegação brasileira, hoje, 23, a coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudia Schiedeck, abordará o tema “Construindo um time de líderes e gestão de modificações” no workshop pré-congresso.

Na manhã de sexta-feira, 24, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, participará dos debates sobre cooperação internacional, ao lado de dirigentes do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Nos dias 25 e 26, o Conif abrirá ao público um stand no Centro de Convenções onde será realizado o evento. O espaço, além de apresentar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dará destaque ao congresso mundial da WFCP em 2016, que será realizado em Vitória e organizado pelo Ifes.

Encerrando a programação, no dia 26, representantes da Rede participarão de mesa-redonda sobre desenvolvimento de carreira. Do lado brasileiro, Cláudia Schiedeck, Wagner Belo (IF Sudeste MG), Magda Zanotto (Ifal) e Gutenberg Albuquerque (IFCE) estão confirmados para o debate, que contará ainda com a participação de representantes do Niagara College (Canadá), do Cégep Marie-Victorin (Canadá), da Northern Virginia Community College (EUA) e da Australian College of Information Technology (Austrália).

A missão à China foi organizada pelo Conif. Na agenda constam também uma visita ao Vocational Colleges in Beijing and Tianjin e uma reunião com a diretora executiva do Australian College of Information Technology.

Federação

A WFCP é uma rede internacional de colleges, escolas politécnicas e de associações de colleges, cujo objetivo é promover o fortalecimento das lideranças que lidam com a educação para a economia global.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif