Portal IFNMG - Webconferência sobre chamada para capacitação de professores na Finlândia será amanhã Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2014, 08h32 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2014, 08h32

Nesta sexta-feira, dia 17, das 13h às 14h30, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizam a primeira webconferência para esclarecer dúvidas sobre a formulação de propostas para a Chamada Pública nº 41/2014, que vai selecionar professores para programa de capacitação na Finlândia (programa Professores para o Futuro). Os interessados em participar deverão acessar o endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao na data e horário indicados. Recomenda-se que o acesso seja feito pelo navegador Internet Explorer, uma vez que os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome podem necessitar da instalação de plugins adicionais para visualização.

As dúvidas referentes à chamada deverão ser antecipadamente enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título "Dúvidas Chamada 41", para serem respondidas durante a webconferência.

Inscrições

As inscrições de projetos de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação pela Chamada Pública nº 41/2014 seguem até 19 de novembro. O investimento total previsto é de R$ 2 milhões. Os projetos devem ser inscritos por professores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Eles devem avaliar a atuação da unidade de ensino em sua região de influência e, a partir daí, propor estratégias de apoio ao desenvolvimento local, com ações de pesquisa aplicada, formação e educação profissional, sempre em articulação com os aspectos do desenvolvimento local.

Na Finlândia, os projetos serão desenvolvidos nas universidades de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. As propostas, com duração máxima prevista de 12 meses para execução, precisam estar relacionadas a uma das áreas estratégicas do governo federal em ciência, tecnologia e inovação — agropecuária, alimentos, automobilística, automação, biomédica, biotecnologia, construção civil e edificação, economia criativa, energia renovável, eletroeletrônica, energia, gastronomia, mecânica, nanotecnologia, petróleo e gás, recursos ambientais, tecnologia assistiva, tecnologias ambientais (florestas), tecnologias da informação e comunicação, tecnologias educacionais, incluídas as baseadas em internet e educação a distância, tecnologias para sustentabilidade, transporte e turismo.

Financiamento

Os projetos selecionados terão bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior. Será destinada apenas uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberão recursos de 9,6 mil euros para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

Além de ser professor com vínculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercício pelo mesmo período da capacitação, após a conclusão das atividades do projeto. Deve, ainda, ser o coordenador do projeto, ter currículo atualizado na plataforma Lattes e comprovar proficiência em língua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq via internet. Os autores devem preencher o formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas.

Veja o vídeo de divulgação do programa Professores para o Futuro.

Apoio para participar

O professor Hilton Galvão, atual assessor de Relações Internacionais do IFNMG, que está na Finlândia desde o último mês de agosto participando da primeira capacitação do Programa Professores do Futuro, coloca-se à disposição dos colegas do Instituto interessados em participar da nova chamada. Os professores podem enviar dúvidas relativas a elaboração do projeto, nível de proficiência de Língua Inglesa exigido, capacitação e outras atividades na Finlândia pelo e-mail da Assessoria de Relações Internacionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação