Portal IFNMG - Novidade nº 1: A volta do curso de Tecnologia em Produção de Cachaça Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2014, 11h45 | Última atualização em Terça, 07 de Outubro de 2014, 14h41

A partir de hoje, o portal do IFNMG vai trazer uma série de matérias sobre as principais novidades do 1º Processo Seletivo e/ou 1º Vestibular 2015, que estão com inscrições abertas. A primeira delas: a volta do curso superior de Tecnologia em Produção da Cachaça do Câmpus Salinas.

Único do tipo no Brasil, o curso foi implantado em 2005, formou sua última turma no final de 2013 e teve a oferta de vagas temporariamente suspensa. Nesse período, passou por uma reestruturação. Segundo o coordenador, professor Oscar William Barbosa Fernandes, a matriz curricular foi reformulada, procurando deixar o curso mais prático e técnico, a titulação do corpo docente melhorou – muitos, agora, têm doutorado – e houve melhorias na estrutura física, especificamente em relação aos laboratórios e à fábrica de cachaça.

Além disso, a aprovação pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de um projeto de pesquisa que envolve toda a cadeia produtiva da cachaça – desde o campo até o controle de qualidade em laboratório – também deu novo fôlego para a retomada do curso. O projeto é desenvolvido por docentes do curso desde o início de 2014 (em breve, este portal eletrônico publicará matéria a respeito desse projeto.)

 

Engarrafadora de cachaça da Fazenda Santa Izabel, do IFNMG-Câmpus Salinas

 

Ofertado pelo IFNMG em um município que tem a cachaça como símbolo de sua vocação econômica e cultural, o curso propõe formar tecnólogos para atender não apenas demandas locais, mas também regionais e nacionais. Os tecnólogos formados possuem capacidade de atuação em todas as áreas da cadeia produtiva da cachaça de alambique, assegurando  qualidade e produtividade com menor custo de produção, visando a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Ex-aluna do curso, Betânia Francisca dos Santos responde, hoje, como responsável técnica em uma empresa produtora de cachaça de Salinas, onde desempenha controle de produção, controle de registros e certificação do produto no Inmetro e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, preparo e análise básica de lotes para comercialização. Segundo ela, o acadêmico do curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça deve buscar entender cada etapa da produção com suas especificidades e, ao mesmo tempo, entender o mercado, custos e estudar métodos de tornar a cachaça um produto de qualidade e que possa ser custeado pelo produtor. É precisar “saber o porquê e de que forma cada fator prejudica a produção e inserção desse produto no mercado”, completa Betânia.

Conceito

O curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça merece destaque não só pelo pioneirismo, mas também por sua qualidade, sendo conceituado com nota 4 (no total de 5) pelo Ministério da Educação. Isso sem contar que é totalmente gratuito, assim como todos os cursos técnicos e superiores ofertados pelo IFNMG.

Com duração de três anos, é totalmente presencial, com aulas em período integral. A carga horária total é de 2.740 horas, distribuídas em seis semestres. O aluno realizará estágio supervisionado com carga horária de 240 horas a partir do 4º semestre e apresentará trabalho de conclusão de curso (TCC) no final do último semestre.

 

Aula prática da disciplina de cultivo de cana-de-açúcar

 

Ingresso

A partir do primeiro semestre de 2015, o IFNMG-Câmpus Salinas voltará a fazer entradas anuais para o curso. A próxima turma terá 30 vagas, sendo 15 com entrada pelo Vestibular, cujas inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro. As provas acontecerão no dia 30 de novembro. Acesse aqui o link para inscrições, edital e demais documentos sobre o Vestibular.

As outras 15 vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

 

Ficha técnica
Nome: Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça
Modalidade: tecnólogo
Titulação: Tecnólogo em Produção de Cachaça
Eixo tecnológico: produção alimentícia
Modalidade: presencial
Turno: integral
Regime acadêmico: semestral
Número de vagas oferecidas por turma: 30
Periodicidade de oferta: anual
Forma de ingresso: Vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Duração do curso: mínimo de três anos

 

 Para mais informações sobre o curso de Tecnologia em Produção de Cachaça, acesse aqui o fôlder do curso.

Leia aqui mais sobre o 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015 do IFNMG.

 

 


Colaboração: Assesoria de Comunicação do IFNMG-Câmpus Salinas

Fim do conteúdo da página