Portal IFNMG - Conheça as novidades do Processo Seletivo e Vestibular Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 26 de Setembro de 2014, 11h44 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 11h47

 

A abertura dos primeiros cursos técnicos presenciais no Câmpus Teófilo Otoni e Câmpus Avançado Janaúba e a volta do curso superior de Tecnologia em Produção da Cachaça do Câmpus Salinas, cuja oferta de vagas foi temporariamente suspensa, são as principais novidades do 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015, que inscrevem a partir de 1º de outubro.

As inscrições seguirão até o dia 31 de outubro, somente por meio deste portal eletrônico. Para o Processo Seletivo, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 15,00; os candidatos ao Vestibular pagarão taxa de R$ 35,00. Poderão solicitar isenção dessas taxas, no período de 1º a 13 de outubro, pessoas oriundas de famílias de baixa renda ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O Instituto disponibilizará computadores e acesso à internet, em seus câmpus, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.

As provas do Vestibular, acontecerão no dia 30 de novembro, domingo, e as do Processo Seletivo, no dia 14 de dezembro, também domingo.

Vagas

O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para cursos técnicos presenciais e gratuitos, ofertados nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Além das novas unidades do IFNMG - Câmpus Teófilo Otoni e Câmpus Avançado Janaúba - também ofertam vagas para cursos técnicos presenciais, para entrada do primeiro semestre de 2015, os câmpus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. Os cursos técnicos são: Administração, Agropecuária, Agroindústria, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Almenara; Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Câmpus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Produção de Grãos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia, do Câmpus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Câmpus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Produção de Cachaça e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, do Câmpus Salinas. Além dessas, todas as vagas para o curso de Agronomia do Câmpus Almenara também serão preenchidas via Vestibular.

Sisu

A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Câmpus Januária, para o primeiro semestre de 2015, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reservará 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.
Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.


Acesse:

- Editais e demais documentos do Processo Seletivo
- Edital e demais documentos do Vestibular

 

Fim do conteúdo da página