Portal IFNMG - Rede Federal completa 105 anos com selo comemorativo Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 02 de Setembro de 2014, 08h34 | Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2014, 08h34

A assinatura do Decreto nº 7.566/1909, que criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices destinadas à oferta do ensino profissional gratuito no Brasil, dando início à trajetória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completará 105 anos em 23 de setembro de 2014. Para celebrar, um selo comemorativo dá início a uma série de atividades.

De iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o selo propõe a unificação da comunicação visual nas instituições e deverá ser utilizado até o próximo aniversário, em setembro de 2015. Para isso, reitorias e câmpus receberão o manual de uso do selo informando como deverá ser feita a aplicação de seus elementos.

Dentre as demais atividades comemorativas previstas, está a realização de uma videoconferência às 17 horas de 23 de setembro, quando todas as instituições deverão estar conectadas para um momento de confraternização.

Expansão

Atualmente 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões, entre 2011 e 2013.

De 140 escolas e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede saltou para 562 unidades de ensino, um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 2014. Projetam-se mais 210 unidades a serem implantadas até 2018.